quarta-feira, 15 de abril de 2020

15 DE ABRIL - INÊS DE MEDEIROS


EFEMÉRIDE - Inês de Saint-Maurice Esteves de Medeiros Victorino de Almeida, actriz, realizadora e política portuguesa, nasceu em Viena no dia 15 de Abril de 1968. Foi a vencedora do Globo de Ouro de Melhor Actriz de Cinema em Portugal (1997). Actualmente, é a presidente da Câmara Municipal de Almada, pelo Partido Socialista, na sequência das eleições autárquicas de 2017. 
Passou a infância na Áustria com os pais, o maestro António Victorino de Almeida e a jornalista Maria Armanda de Saint-Maurice Ferreira Esteves. É irmã da também actriz Maria de Medeiros. Radicou-se em Lisboa em 1975. 
Frequentou o Liceu Francês até 1986 e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, estudando Literatura Portuguesa e Filosofia, cursos que nunca terminou, para se dedicar à representação. 
Tinha apenas doze anos quando se estreou no cinema, numa longa-metragem dirigida pelo seu próprio pai, “A Culpa” (1981). O filme foi uma experiência ocasional do maestro, como realizador de cinema. Somaria, depois, uma filmografia com cerca de 30 películas, sendo dirigida por cineastas como José Fonseca e Costa, João Botelho e Pedro Costa. Também protagonizou alguns telefilmes e um episódio de uma série televisiva. A partir de 1985, fez igualmente alguns trabalhos no teatro. 
Depois de ter sido assistente de realização de Joaquim Pinto, em “Onde Bate o Sol” (1992) e “Uma Pedra No Bolso”; e de João César Monteiro, no filme “Recordações da Casa Amarela” (1989); viria a assinar duas curtas-metragens como realizadora: “Senhor Jerónimo” (1998) e “O Fato Completo ou à Procura de Alberto” (2002); e um documentário - “Cartas a uma Ditadura” (2006). 
Além do seu percurso profissional como actriz, Inês de Medeiros envolveu-se na política ligada ao Partido Socialista. Foi mandatária da campanha de Jorge Sampaio à Presidência da República (1996) e da candidatura do PS (encabeçada por Vital Moreira) às Eleições Europeias de 2009. Nas legislativas de 2009, foi eleita deputada à Assembleia da República, pelo Partido Socialista, no círculo de Lisboa. 
Nas Eleições Autárquicas de 2017, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Almada, pelo Partido Socialista
Odette de Saint-Maurice, autora infanto-juvenil e locutora de rádio, era sua avó. Inês de Medeiros casou com Fabrice Jérôme Denis Dubois de La Patellière, de quem tem dois filhos, nascidos em 1997 e 2001.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...