sexta-feira, 24 de abril de 2020

24 DE ABRIL - JILL IRELAND


EFEMÉRIDE - Jill Ireland, actriz anglo-americana, nasceu em Londres no dia 24 de Abril de 1936. Morreu em Malibu, em 18 de Maio de 1990. 
Começou a sua carreira, como bailarina, na capital inglesa, mas radicou-se nos Estados Unidos em 1962. O seu primeiro filme, ainda na Inglaterra, foi “Oh, Rosalind!”, ao lado do veterano Michael Redgrave. 
Participou ainda noutros filmes ingleses e, num deles, conheceu o actor David McCallum, com quem se viria a casar (1957/1968). O casal foi para Hollywood em 1962 e ambos participaram em várias séries de TV. 
Jill pode ser vista a actuar ao lado de William Shatner, Leonard Nimoy e DeForest Kelley, no 25º episódio da primeira temporada (30 no total) de “Star Trek”, com o nome original de “This Side of Paradise”, onde fez o papel de «uma antiga paixão» do Sr. Spock. 
Jill separou-se de David e casou-se no mesmo ano com Charles Bronson, um actor que começava a despontar em Hollywood. Com Bronson, fez mais de dez filmes, entre eles “Alguém Atrás da Porta”, “Valdez, o Mestiço”, “Lutador de Rua” e “Desejo de Matar II”. 
Formou com Charles Bronson um dos casais mais famosos de Hollywood e morava com o marido e os filhos em Malibu. Os filhos eram dois do casamento com David e dois do primeiro casamento de Bronson, mais uma menina da união de ambos e ainda uma filha adoptiva, órfã de um casal amigo.
Jill descobriu que tinha cancro em 1985, fez uma mastectomia e lutou com coragem contra a doença, chegando a escrever um livro sobre a sua experiência, “Life Wish”, que se tornou um best-seller nos Estados Unidos e a fez presidente da American Cancer Society.
Logo depois, lançou outro livro, “Life Lines”, contando a sua experiência como mãe de um viciado em drogas (o seu filho mais velho, com David McCallum), que também foi campeão de vendas.
Logo após a morte do seu filho Jason McCallum, em 1989, vítima de uma overdose, a actriz voltou a ter problemas com o cancro e morreu pouco tempo depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...