terça-feira, 7 de abril de 2020

7 DE ABRIL - RONALD EVANS


EFEMÉRIDE - Ronald Ellwin Evans  Jr., astronauta norte-americano, morreu em Scottsdale no dia 7 de Abril de 1990. Nascera em St. Francis, em 10 de Novembro de 1933. Foi tripulante da missão Apollo 17, a última a pousar na Lua, em Dezembro de 1972. 
Evans fez os estudos secundários e universitários em instituições do seu estado natal (Kansas) e, em 1957, completou o seu treinamento como piloto naval de combate. Foi nesta função, enquanto servia a bordo do porta-aviões USS Ticonderoga, durante a Guerra do Vietname, que recebeu a notícia da sua selecção para o treino de astronauta da NASA, no qual se havia inscrito. 
Entrou para a agência espacial no grupo de dezanove astronautas seleccionados em Abril de 1966 e, após o período de treino, serviu como membro das equipas de apoio das missões Apollo 7 e Apollo 11, e comandante-reserva da Apollo 14
O seu voo ao espaço teve lugar como piloto do Módulo de Comando e Serviço America da missão Apollo 17, a última missão lunar, juntamente com os astronautas Eugene Cernan, comandante da missão, e Harrison Schmitt, piloto do Módulo Lunar Challenger. Enquanto os dois últimos desciam na Lua, ele permaneceu em órbita realizando observações geológicas da superfície e tirando fotografias de alvos específicos no satélite. 
Na viagem de volta para a Terra, Evans realizou actividades no espaço durante uma hora e seis minutos, saindo da Apollo para recolher câmaras, cassetes e fazer uma inspecção visual da área de carga da nave. 
Após servir como piloto-reserva da missão americano-soviética Apollo-Soyuz, que realizou o encontro em órbita entre naves espaciais dos dois países, em 1975, e de participar no programa de desenvolvimento do ónibus espacial, Evans aposentou-se da NASA, em Março de 1977, tornando-se um executivo da indústria do carvão. 
Condecorado várias vezes pela NASA e pela Marinha dos Estados Unidos, veio a falecer de ataque cardíaco, aos 56 ano, deixando mulher e dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...