quinta-feira, 23 de abril de 2020

23 DE ABRIL - GRANVILLE WOODS


EFEMÉRIDE - Granville Tailer Woods, inventor afro-americano com mais de 50 patente registadas, nasceu em Columbus, Ohio, em 23 de Abril de 1856. Morreu em Nova Iorque no dia   30 de Janeiro de 1910.
Granville foi o primeiro norte-americano de ascendência africana a ser engenheiro mecânico e electricista, após a Guerra Americana de Secessão. Autodidacta, concentrou a maior parte do seu trabalho em comboios e eléctricos. Uma das suas invenções notáveis ​​foi o Multiplex Telegraph”, um dispositivo que enviava mensagens entre estações de comboio e comboios em movimento (1885). O seu invento garantia um sistema de transporte público mais seguro e melhor para as cidades dos Estados Unidos. Vendeu os direitos à Bell Telephone Company e, com o dinheiro que recebia, pôde dedicar-se a tempo inteiro às suas invenções. 
Granville Woods, aos dez anos, já trabalhava com o pai, que era mecânico e maquinista dos caminhos-de-ferro. 
Frequentou cursos de engenharia durante dois anos, tendo trabalhado para The Danville and Southern Railroad.   Em 1884, juntamente com o irmão Lyates, criou a empresa The Woods Railway Telegraph Company, que vendia e fabricava material telefónico e telegráfico. Instalaram-se em Cincinnati, Ohio. 
Woods contribuiu para a melhoria dos caminhos-de-ferro. Em 1890, criou um dínamo.
Thomas Edison e Granville Woods entram em conflito sobre alguns direitos de autor e patentes, mas Woods ganhou na justiça. Edison propôs-se trabalhar para ele, mas Woods recusou para continuar a ser independente. Faleceu aos 53 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...