quarta-feira, 22 de abril de 2020

22 DE ABRIL - MARIE-JOSÉ NAT


EFEMÉRIDE - Marie-José Nat, de seu verdadeiro nome Marie-José Benhalassa, actriz francesa, nasceu em Bonifacio no dia 22 de Abril de 1940. Morreu em Paris, em 10 de Outubro de 2019. 
Em 1960, casou-se com o comediante Roger Dumas, divorciando-se dois anos depois. Em 1965, casou com o cineasta Michel Drach, com quem teve três filhos. Divorciou-se também, em 1981. Casar-se-ia ainda uma terceira vez, em 2005, com o pintor, escritor e autor de canções Serge Rezvani. 
Começou a sua carreira como cover-girl e manequim de alta-costura. Em 1966, venceu um concurso da revista “Femmes d’aujourd’hui”, que lhe permitiu ser a parceira de Jean-Claude Pascal, num foto-romance intitulado “L’amour est un songe”, ocasião em que adoptou o apelido artístico “Nat”. 
Iniciou-se discretamente no cinema. Denys de La Patellière ofereceu-lhe o primeiro grande papel em 1959, no filme “Rue des Prairies”, Seguiu-se, no ano seguinte, “La Vérité” de Henri-Georges Clouzot.
Passou a ser a interprete favorita do realizador Michel Drach, que lhe confiou vários papéis, entre 1961 e 1977. Em 1974, recebeu o Prémio de Interpretação Feminina, no Festival de Cannes, pelo seu trabalho em “Les violons du bal”, filme nomeado para à Palma de Ouro
Na mesma época, trabalhou igualmente com outros realizadores, interpretando primeiros papéis em filmes de grande sucesso.  Ela foi a primeira actriz a ter grande destaque no magazine “Télé 7 Jours” (20 de Março de 1960).
Desde a década de 1980, afastou-se voluntariamente do show biz, alegando que não havia papéis interessantes para mulheres da sua geração. «- Se for para fazer papel de avó, não quero, obrigado!», declarou.
Faleceu aos 79 anos, após uma “longa doença”. Foi sepultada numa cerimónia discreta em Bonifacio, na Córsega, onde nascera e onde viveu os seus últimos anos, junto da família.
Em 1996, escreveu a sua autobiografia - “Je n’ai pas oublié: récit”. Em 2004, foi nomeada cavaleiro da ordem da Legião de Honra Francesa
Ao longo da sua carreira, protagonizou 6 peças de teatrri,25 filmes, 15 telefilmes e 9 series televisivas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...