segunda-feira, 6 de abril de 2020

6 DE ABRIL - PHILIPPE GARREL


EFEMÉRIDE - Philippe Garrel, realizador de cinema francês, nasceu em Boulogne-Billancourt no dia 6 de Abril de 1948
Os seus filmes focam frequentemente lembranças da sua juventude contestatária dos anos 1960
Teve um relacionamento de dez anos com a cantora e actriz alemã Nico, entre 1969 e 1979, tendo ela participado em 7 dos seus filmes, entre 1972 e 1979. 
Philippe Garrel é filho de dois actores e, por sua vez, pai de dois actores também, fruto do seu relacionamento com Brigitte Sy (sua ex-esposa), que viriam a participar em alguns dos seus filmes. 
Iniciou cedo a sua carreira cinematográfica, escrevendo e dirigindo o seu primeiro filme, a curta-metragem “Les Enfants Désaccordés”, em 1964. Garrel conheceu Nico em 1969, quando ela cantou a música “The Falconer” para o seu filme “Le Lit de la Vierge” e logo passaram a viver juntos. Nico participou pela primeira vez num filme de Garrel em 1972, “La Cicatrice Intériure”, e também colaborou na banda sonora. 
Em 1982, Garrel recebeu o Prémio Jean Vigo, pelo filme “L’Enfant Secret”. Ganhou igualmente o Perspectives du Cinéma Award, no Festival de Cannes, em 1984, com o filme “Nuit Liberté” de 1983. 
Durante um período de dez anos, Garrel obteve grande reconhecimento no Festival de Veneza. Em 1991, recebeu o Leão de Prata pelo seu filme “J’entends Plus la Guitare”. Dois anos mais tarde, “Sauvage Innocence” foi nomeado para o Leão de Ouro e ganhou o prémio FIPRESCI. O seu filme de 2005, “Les Amants réguliers” foi galardoado com o Leão de Prata para Melhor Realizador.
Em 2013, realizou “La Jalousie”. Em 2014, começou as filmagens de “L’Ombre des femmes”, que abriria a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes de 2015. 
Partilha actualmente a sua vida com a realizadora Caroline Deruas, com quem teve mais uma filha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...