segunda-feira, 1 de março de 2021

1 DE MARÇO - RON HOWARD

EFEMÉRIDE - Ronald William “Ron Howard, actor, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Duncan, Oklahoma, no dia 1 de Março de 1954.

Ganhou notoriedade como Opie Taylor, na comédia “The Andy Griffith Show”, durante oito anos e, mais tarde, como adolescente Richie Cunningham na série “Happy Days”.

Fez aparições em filmes como “American Graffiti” (1973) e “Grand Theft Auto” (1977), que também marcou a sua estreia como realizador.

Deixou a série “Happy Days” em 1980, para se focar na realização e, desde então, passou a dirigir inúmeros filmes, incluindo o vencedor do OscarCocoon, Apollo 13”, “Uma Mente Brilhante” (Oscar de Melhor Realizador em 2002) e “How the Grinch Stole Christmas”.

Recebeu duas nomeações parta os Globos de Ouro, na categoria de Melhor Realizador, em 1995 e 2001; duas nomeações para os BAFTA, categoria de Melhor Realizador (2001), e produtor do Melhor Filme (2000); e uma nomeação para o Oscar de Melhor Realizador em 2008), com “Frost/Nixon”.

Ron Howard é filho do actor Rance Howard e irmão do também actor Clint Howard, além de ser pai da actriz Bryce Dallas Howard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...