sábado, 27 de março de 2021

27 DE MARÇO - VIRIATO TELES

EFEMÉRIDE - Viriato Teles, jornalista e escritor português, nasceu em Ílhavo no dia 27 de Março de 1958. Trabalhou nas redacções de diversos jornais e revistas, e participou como autor, repórter e editor em diversos programas de rádio e televisão. É autor de vários livros de poesia e reportagem. Integra, desde 2006, o Gabinete dos Provedores da Rádio e Televisão de Portugal.

Viriato Teles começou a escrever para jornais aos 15 anos de idade.

Entre 1976 e 1982, frequentou sucessivamente o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Jornalista profissional desde 1979, trabalhou nos jornais “O Diário”, “Se7e”, “O Jornal”, “O Inimigo”, na revista “Visão” e em diversos programas de rádio, na Antena 1 e na TSF, e televisão, na RTP e na SIC. Escreveu guiões e realizou filmes documentais sobre cidades portuguesas e estrangeiras e efectuou reportagens em vários países da Europa e da América Latina. Também foi, entre 1997 e 2001, chefe de redacção do semanário “Grande Amadora”.

Tem poemas dispersos por várias publicações, parte dos quais reunidos em 1998 no volume “Margem para Dúvidas”. Participou com ficções e textos poéticos em algumas obras colectivas e está representado em várias antologias, em Portugal e no estrangeiro.

De parceria, entre outros, com o compositor Eduardo Paes Mamede, é co-autor de diversas canções e nessa condição participou no II Festival da Canção dos Países da CEE (Grécia, 1992) - com “Terra à Vista” (int. Paula Fonseca), que se classificou em primeiro lugar e figura na antologia “100 Canções Portuguesas” (ed. SPA, 1996) - e no XXXV Festival Internacional da Canção de Viña del Mar (Chile, 1994) - com “Sabor de Mar” (int. Tó Leal).

Publicou diversos livros de reportagens: “As Voltas de um Andarilho” (reportagem biográfica sobre José Afonso, 1999), “Bocas de Cena” (colectânea de entrevistas, 2003), “Carlos do Carmo, do Fado e do Mundo” (entrevista, 2003), “Contas à Vida - Histórias do tempo que passa” (vinte entrevistas a propósito do 30º aniversário da Revolução dos Cravos, 2005) e “A Utopia Segundo Che Guevara” (reportagem biográfica sobre Ernesto Che Guevara, 2005). Uma nova edição, corrigida e aumentada, de “As Voltas de um Andarilho” foi publicada em 2009, pela Assírio & Alvim.

Integrou o Gabinete de Apoio aos Provedores do Serviço Público de Rádio e Televisão. Na RTP, foi, em anos recentes, co-autor da série “Estranha Forma de Vida”, de Jaime Fernandes. Foi também autor, juntamente com António Macedo, da rubrica “Os Dias Cantados”, transmitida pela Antena 1 para assinalar os 40 anos da Revolução dos Cravos. Presentemente, mantém no canal principal da rádio pública a rubrica diária “Praça da Europa”, que apresenta com Augusto Fernandes.

Colabora pontualmente em diversas publicações, nomeadamente nas revistas “Autores” e “Zoot” e nos semanários “Jornal do Fundão” e “Diário do Alentejo”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...