quinta-feira, 4 de março de 2021

4 DE MARÇO - GINETTE HAMELIN

EFEMÉRIDE - Ginette Hamelin (Ginette Sylvere, nome de solteira), engenheira e arquitecta francesa, que se tornou membro da resistência francesa e oficial de inteligência na Segunda Guerra Mundial, nasceu em Clermont-Ferrand no dia 4 de Março de 1913. Morreu no campo de concentração de Ravensbrück, em 14 de Outubro de 1944.

O pai era o major Antoine Sylvère, que liderou um grande grupo de resistentes na região sudoeste da França. A irmã era a cantora Jany Sylvaire. Ginette estudou Engenharia e Arquitectura na Escola Especial de Obras Públicas, onde foi a primeira mulher a formar-se nessa área. Casou com N. Hamelin, cunhado do futuro primeiro-ministro Jacques Chaban-Delmas. Em 1934, Ginette Hamelin tornou-se membro da Juventude Comunista da França.

O marido de Ginette foi morto em 1940 e ela juntou-se à Resistência em 1941. Ginette fazia parte da Frente Nacional de Libertação e Independência da França juntamente com sua irmã. Elas lutaram ao lado de André Debon.

Ginette juntou-se aos franco-atiradores e Partisans, onde se tornou segunda-tenente e também chefe de um serviço de inteligência.

No dia 13 de Abril de 1943, foi capturada e enviada para Fort de Romainville. De lá, foi deportada para o campo de concentração de Ravensbrück em 29 de Agosto, vindo a falecer mês e meio mais tarde. Tinha 31 anos de idade.

O seu nome está inscrito nos memoriais de guerra de Joigny e Auxerre. Uma praça no 12º bairro de Paris recebeu o seu nome em 2003.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...