quinta-feira, 25 de março de 2021

25 DE MARÇO - ALBRECHT MERTZ VON QUIRNHEIM


EFEMÉRIDE - Albrecht Ritter Mertz von Quirnheim, oficial alemão da Segunda Guerra Mundial, nasceu em Munique no dia 25 Março de 1905. Morreu em Berlim, em 21 de Julho de 1944.

Quirnheim era coronel do exército alemão, na época do nazismo. Foi executado no dia 21 de Julho de 1944, junto com os outros conspiradores do Atentado de 20 de Julho contra Adolf Hitler. Foi um oficial essencial e apoiado por Claus von Stauffenberg para o plano de matar o führer Adolf Hitler.

Quirnheim, que era, filho de Hermann Ritter Mertz von Quirnheim, capitão do Estado-Maior Geral da Baviera, passou a sua juventude na capital da Baviera antes do pai ser nomeado chefe do Arquivo Imperial (Reichsarchiv), quando a sua família se mudou para Potsdam. Na infância, desenvolveu amizade com Hans-Jürgen von Blumenthal e, quando jovem adulto, veio a conhecer os irmãos Werner von Haeften e Hans Bernd von Haeften. Por meio de ligações familiares, estes acabaram se tornando futuros companheiros de conspiração.

Quirnheim juntou-se ao Reichswehr em 1923. A sua amizade com Claus von Stauffenberg, que se tornaria o conspirador-chave, começou em 1925. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Quirnheim foi nomeado director de Pessoal da divisão organizacional do Estado-Maior Geral.

Inicialmente, Quirnheim tinha posição favorável em relação à ascensão de Hitler ao poder, mas começou a distanciar-se do regime quanto mais consciente ficava da brutalidade deste. Em 1941, por exemplo, o seu apoio a um tratamento mais humano aos civis, na Europa Oriental ocupada pelos nazis, desencadeou uma disputa entre Alfred Rosenberg (ministro do Reich para os Territórios Orientais Ocupados) e Erich Koch (comissário do Reich para a Ucrânia). Em 1942, enquanto foi promovido a tenente-coronel e, em seguida, a chefe de Gabinete do 24º Exército na Frente Oriental, fortaleceu os seus laços com a resistência alemã através de seu cunhado, Wilhelm Dieckmann. Ele foi promovido a coronel em 1943, o mesmo ano em que se casou com Hilde Baier.

Em Setembro de 1943, Quirnheim envolveu-se com a conspiração para matar Hitler. Quirnheim, general Friedrich Olbrich (seu superior) e Stauffenberg elaboraram a Operação Valquíria, um plano de acção para ser executado logo que Hitler morresse. Enquanto isso, Quirnheim sucedeu a Stauffenberg como chefe de Pessoal do Escritório Geral do Exército em Berlim. Imediatamente após o atentado à vida de Hitler na Prússia Oriental, em 20 de Julho de 1944, Quirnheim pediu com urgência ao general Olbrich para iniciar a Operação Valquíria, mesmo que não estivessem certos de que Hitler havia sido morto. Quase ao mesmo tempo, porém, começaram a chegar notícias de que Hitler havia sobrevivido à tentativa de assassinato.

Dentro de algumas horas, Quirnheim, Stauffenberg, Olbrich e Werner von Haeften foram presos, julgados e sumariamente executados pelo coronel-general Friedrich Fromm - um apoiante secreto que os traiu assim que a conspiração falhou - e foram fuzilados e enterrados no Adro de Matthäus no distrito de Schönenberg, Berlim. Há uma lápide funerária em memória desse acontecimento, no local. Heinrich Himmler, subsequentemente, ordenou que os corpos fossem exumados, cremados e que as cinzas fossem espalhadas.

Dias depois, os pais de Quirnheim e uma das suas irmãs foram presos pela Gestapo, e o seu cunhado foi executado em 13 de Setembro de 1944.

Há, actualmente, um memorial, onde Quirnheim e os seus companheiros na Conspiração de 20 de Julho foram executados.

O actor alemão Christian Berkel interpreta Albrecht Mertz von Quirnheim no filme de Bryan Singer “Valkyrie” (2008).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...