domingo, 7 de março de 2021

7 DE MARÇO - JOSÉ BENTO PESSOA

EFEMÉRIDE - José Bento Pessoa, ciclista português, nasceu na Figueira da Foz em 7 de Março de 1874. Morreu na mesma cidade em   7 de Julho de 1954. Foi recordista mundial dos 500 metros, em 1897, e venceu o Campeonato de Espanha de Ciclismo em Estrada.

José foi sócio fundador do Ginásio Clube Figueirense. O nome oficial do Estádio Municipal José Bento Pessoa, foi dado em sua homenagem.

De 1892 a 1905, com um interregno entre 1902 e 1905 correu em Espanha, França (Paris) Bélgica (Gand), Suíça (Genebra), Itália (Turim), Alemanha (Berlim) e Brasil (Pará). Em Espanha, disputou provas em Vigo, Corunha, Sevilha, Bilbau, Salamanca, Ávila e Madrid. Na capital de Espanha, esteve continuamente oito meses e, em Paris, dois anos. Em Maio de 1897, na inauguração do Velódromo de Chamartin, Madrid, ganhou a prova internacional e bateu o record mundial dos 500 metros, que pertencia a Edmond Jacquelin, baixando o tempo de 34,6 para 33,2 segundos.

Em Espanha, tornou-se um ídolo, pois em 68 corridas, venceu-as todas. Em 10 de Abril de 1898, no Velódromo de Genebra, na Suíça, perante 20.000 pessoas, bateu o até aí invencível campeão suíço Théodore Champion. Venceria outras corridas em Paris, e em Berlim a 8 de Maio de 1898, talvez o ponto mais alto da sua carreira, venceu o Grande Prémio Zimmerman, à época a prova velocipédica mais importante da Europa, em honra de Arthur Augustus Zimmerman, vencedor do Campeão do Mundo Willy Arend. Conquistou grande número de medalhas e objectos de arte, e entre os prémios pecuniários que obteve conta-se o que ganhou no Pará - «10 contos fortes».

Quando as notícias das vitórias chegavam à sua terra, o entusiasmo dos figueirenses expandia-se em manifestações ruidosas e festivas:  - saíam as filarmónicas, a fachada do Teatro Príncipe iluminava-se e havia marchas - uma loucura.

Quando o campeão vinha descansar, era meia Figueira a festejá-lo. Chegou a ir da estação do caminho-de-ferro até casa, aos ombros dos mais entusiastas.

Em 1 de Setembro de 1901, os clubes ciclistas do país prestaram uma homenagem ao grande campeão. Para lhe ser entregue uma mensagem e um brinde, organizaram a estafeta ciclista Lisboa/Figueira.

José Bento Pessoa foi não só um campeão mundial, o maior ciclista de velocidade do seu tempo, mas também um treinador competente. Faleceu aos 80 anos de idade, na sui cidade natal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...