terça-feira, 9 de março de 2021

9 DE MARÇO - THIERRY VIGNERON

EFEMÉRIDE - Thierry Vigneron, antigo atleta francês, especialista de salto com vara, nasceu em Gennevilliers no dia 9 de Março de 1960. Medalha com bronze em Los Angeles 1984, também participou das Olimpíadas de 1980 e 1988.

Bateu ou igualou por cinco vezes o recorde mundial da especialidade, imediatamente antes do reinado do ucraniano Sergey Bubka.

A notoriedade de Thierry começou ainda com a idade de júnior, ao bater em várias ocasiões o recorde mundial dessa categoria (5.45m, 5.52m e finalmente 5.61m). No início da temporada de 1980, arrebatou o recorde europeu de seniores com 5.67m e, mais tarde, o primeiro dos seus recordes mundiais, ao transpor a fasquia colocada a 5.75m, no Meeting de Colombes.

Nessa mesma época, nos Jogos Olímpicos de Moscovo, cedo abandonou a final com três ensaios falhados a 5.55m e a perder o recorde mundial para Władysław Kozakiewicz, que se tornou campeão olímpico com 5.78m. Obteve o seu primeiro grande título internacional no início da época de 1981, por ocasião dos Campeonatos da Europa em Pista Coberta, disputados em Grenoble, ultrapassando a marca de 5,70m. No dia 20 de Junho de 1981, Vigneron retomou o seu recorde do mundo, ao passar 5,80m no decorrer de um encontro internacional de atletismo opondo a França à URSS, em Mâcon.

No início da temporada de 1984, Vigneron venceu os Campeonatos da Europa em Pista Coberta de Gotemburgo. Em Julho, arrebata a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, terminando em igualdade com o americano Earl Bell com 5,60m, indo o título olímpico para o seu compatriota Pierre Quinon. Em 31 de Agosto, no Meeting de Roma, Thierry Vigneron estabeleceu o quinto recorde mundial da carreira com 5,91m, mas o soviético Sergey Bubka consegue 5,94m alguns minutos mais tarde.

Após um segundo lugar obtido nos Jogos Mundiais em Pista Coberta 1985 (precursores dos respectivos Campeonatos do Mundo), Vigneron teve de se submeter uma vez mais a Bubka, na final dos Campeonatos do Mundo de Roma em 1987.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...