quarta-feira, 24 de março de 2021

24 DE MARÇO - FRANCISCO DE PAULA BORBA

EFEMÉRIDE - Francisco de Paula Borba, médico português, formado cirurgião na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1898, nasceu em Angra do Heroísmo no dia24 de Março de 1873.  Morreu em Setúbal, em 1934. Exerceu medicina na Misericórdia e no Montepio em Setúbal.

Foi um dos membros fundadores do Asilo de Velhos de Bocage, tendo-se destacado durante a angariação de fundos para criar esta instituição, que se baseou na herança de vários edifícios e nas receitas das cerimónias da comemoração do centenário do poeta. Posteriormente, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, tendo-se notabilizado por ter organizado grandes obras de modificação no antigo hospital, que ficou mais moderno e adequado às necessidades da população. Para as obras no hospital e nos asilos, Paula Borba conseguiu o apoio da classe piscatória de Setúbal, que aos domingos iam colaborar nos trabalhos.

Devido ao seu sucesso na gestão do Hospital, Paula Borba foi nomeado para dirigir várias instituições de assistência em Setúbal, onde também teve muito êxito.

Faleceu em 1934 na cidade de Setúbal, tendo nessa altura 61 anos de idade. Em sua homenagem, os estabelecimentos comerciais em Setúbal conservaram as suas portas fechadas, durante dois dias.

Casara-se em Setúbal com uma senhora da família Botelho Moniz, tendo tido dois filhos.  Foi galardoado como Grande Oficial na Ordem do Mérito, em Abril de 1931.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...