quarta-feira, 10 de março de 2021

10 DE MARÇO - LAURELCLARK

EFEMÉRIDE - Laurel Blair Salton Clark, astronauta e médica norte-americana, nasceu em Ames no dia 10 de Março de 1961. Morreu no Texas, em 1 de Fevereiro de 2003. Foi uma, tripulante do ónibus espacial Columbia que se desintegrou na reentrada da atmosfera, ao final da missão STS-107 da NASA.

Laurel Clark nasceu no estado de Iowa e, desde a juventude, sempre foi praticante de desportos de risco, como o mergulho, o pára-quedismo, o alpinismo e o voo, além do seu gosto natural por aventuras, que a faziam sempre participar em acampamentos em regiões inóspitas e em viagens pelo país.

Laurel frequentou o curso de Medicina e formou-se em Pediatria no Centro de Medicina Naval de Maryland, além de realizar treinos de medicina em mergulho, tornando-se oficial-médica de mergulho da Marinha e passando a integrar o esquadrão médico de submarinos, baseado na Escócia. Nesta posição, ela treinou com escafandristas e mergulhadores da Marinha e realizou várias evacuações médicas de submarinos dos Estados Unidos.

Com as suas experiências e cursos subsequentes na marinha e na aviação naval, tornou-se oficial-médica de submarinos e cirurgiã naval de voo, passando a integrar o esquadrão de ataque nocturno do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, como cirurgiã, praticando a medicina em condições extremas de meio ambiente, atendimento médico através de pára-quedismo e graduou-se como piloto em diversos tipos de aeronaves.

Seleccionada para o grupo de astronautas da NASA em 1996, Clark passou os dois anos seguintes em treino no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, Texas, até ser qualificada como astronauta especialista de missão em 1998, trabalhando em terra no escritório de cargas da NASA, avaliando, treinando a sua manipulação e estudando as cargas tecnológicas levadas ao espaço pelos ónibus espaciais.

Em 16 de Janeiro de 2003, foi ao espaço pela primeira e única vez, como tripulante da nave Columbia, numa viagem de 16 dias, para uma missão científica de pesquisa, que realizou mais de oitenta experiências em órbita terrestre. Ao fim da missão, em 1 de Fevereiro, a nave desintegrou-se na reentrada da atmosfera, matando todos os tripulantes.

Uma fita de vídeo gravada a bordo da Columbia, fez um registo - poucos minutos antes da reentrada - e foi recuperada nos destroços da nave após a tragédia. Pode-se escuitar aquela que talvez seja a mais comovente conversação da história dos voos espaciais. Minutos antes da sua morte, o Centro Espacial Johnson pediu a Clark que fizesse alguma pequena tarefa final, enquanto a nave reentrava na alta atmosfera terrestre. Ela respondeu que estava ocupada naquele exacto instante, mas que faria o que lhe era pedido num minuto, ao que o controlador em terra respondeu: «Não se preocupe, você tem todo o tempo do mundo». Foi a última gravação na Columbia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...