terça-feira, 23 de março de 2021

23 DE MARÇO - CRISTÓBAL BALENCIAGA

EFEMÉRIDE - Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, estilista espanhol e o fundador da casa de moda Balenciaga, morreu em Valência no dia 23 de Março de 1972. Nascera em Getaria, em 21 de Janeiro de 1895.

Nascido numa pequena localidade no País Basco, no seio de uma família humilde e muito católica, Cristóbal era filho de um pescador e de uma costureira, com quem passava a maior parte do tempo, enquanto ela trabalhava. Aos doze anos de idade, começou a trabalhar como aprendiz de alfaiate. Quando adolescente, a marquesa de Casa Torres tornou-se sua cliente e patrona. Ela mandou-o a Madrid, onde recebeu treino profissional.

Em 1919, abriu uma boutique em San Sebastian, a qual se expandiu ao originar filiais em Madrid e Barcelona. A família real espanhola e a aristocracia usavam as suas roupas, mas, quando a Guerra Civil Espanhola (1936/1939) eclodiu, Balenciaga foi obrigado a fechar as suas lojas e partir para Paris. Aqui, abriu uma loja na Avenue George V, em Agosto de 1937.

Foi somente a partir do período pós-guerra que Balenciaga se tornou um estilista original e reconhecido. Em 1951, transformou totalmente a silhueta, alargou os ombros e removeu a cintura das suas criações. Em 1955, desenhou o vestido de túnica que, mais tarde, virou o vestido chemise de 1957. Em 1959, o seu trabalho tornou-se um império, com vestidos de cintura alta e casacos cortados como quimonos. Tais criações são consideradas obras-primas da alta-costura, das décadas de 1950 e 1960.

Balenciaga também deu aulas de moda, inspirando outros estilistas como Oscar de la Renta, André Courrèges, Emanuel Ungaro e Hubert de Givenchy.

Em 1968, Balenciaga fechou a sua casa de moda ao perceber o advento do pronto-a-vestir, iniciado pelos franceses. Faleceu pouco tempo depois, aos setenta e sete anos.

Hoje, a casa de moda Balenciaga está sob a direcção do belga Demna Gvasalia, e pertence ao Grupo Gucci desde 2001.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...