quarta-feira, 31 de março de 2021

31 DE MARÇO - AL GORE

EFEMÉRIDE - Albert “Al” Arnold Gore, Jr., jornalista, ambientalista e político norte-americano, nasceu em Washington no dia 31 de Março de 1948. Foi vice-presidente dos Estados Unidos durante a administração de Bill Clinton, entre os anos 1993 e 2001.

Em 2000, concorreu à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata e perdeu, numa eleição marcada pela contagem polémica dos votos na Flórida, para George W. Bush, apesar de ter tido mais votos populares, já que Bush obteve mais delegados no colégio eleitoral.

Em 2006, lançou “An Inconvenient Truth” (“Uma Verdade Inconveniente”), documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2007.

Al Gore é um activista ambiental, tendo escrito três livros, “A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano” (Augustus, 1993, 452 páginas), “Uma verdade inconveniente” (Manole, 2006, 328 páginas) e “O Ataque à Razão” (best-seller do “New York Times”, 2007, 327 páginas).

Em Fevereiro de 2007, Al Gore e o presidente da empresa Virgin, Richard Branson, lançaram uma competição que dará 25 milhões de dólares, para o cientista que apresentar a melhor proposta para ‘limpar o ar’ do planeta, ou seja, diminuir as quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.

Al Gore recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2007, junto com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, «pelos seus esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações».

Recebeu ainda o Prémio Princesa das Astúrias de 2007, galardão concedido pela Fundación Princesa de Astúrias, na cidade de Oviedo (Espanha).

Al Gore, actualmente, vive em Nashville, no Tennessee.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...