domingo, 14 de março de 2021

14 DE MARÇO - PEDRO DUQUE

EFEMÉRIDE - Pedro Francisco Duque, astronauta e político espanhol, veterano de duas missões espaciais, nasceu em Madrid no dia, 14 de Março de 1963. Desde Junho de 2018, ocupa o cargo de ministro de Ciência, Inovação e Universidades do Governo de Espanha.

Duque é casado e tem três filhos. É apreciador de natação, caça submarina e gosta de andar de bicicleta.

Formou-se em Engenharia Aeronáutica na Universidade Politécnica de Madrid, em 1986. Trabalhou para a Agência Espacial Europeia durante seis anos, antes de ser seleccionado como candidato a astronauta em 1992. Duque submeteu-se a treinos, tanto na Rússia.

O seu primeiro voo espacial ocorreu em 1998, como especialista da missão STS-95, a bordo do ónibus (ou vaivém) espacial, durante a qual supervisionou os módulos experimentais da ESA.

Em Outubro de 2003, voltou à órbita terrestre a bordo da Soyuz TMA-3 e visitou a Estação Espacial Internacional durante nove dias, durante uma troca de tripulação.

Pedro Duque está actualmente, também, a leccionar na Escola Técnica Superior de Engenheiros Aeronáuticos, em Madrid.

Em Março de 1995, recebeu a Ordem da Amizade, concedida pelo presidente Boris Ieltsin da Federação Russa. Em Fevereiro de 1999, recebeu a Gran Cruz al Mérito Aeronáutico, das mãos do rei Juan Carlos I de Borbón.

Em Outubro de 1999, Pedro Duque recebeu o Prémio Príncipe de Astúrias de Cooperación Internacional, junto com os astronautas Chiaki Mukai, John Glenn e Valeri Polyakov. O prémio foi concedido por terem sido considerados representantes da cooperação internacional na exploração pacífica do espaço.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...