terça-feira, 2 de março de 2021

2 DE MARÇO - JOÃO ALFACINHA DA SILVA

EFEMÉRIDE - João Alfacinha da Silva, que usava o pseudónimo “Alface”, escritor, jornalista, guionista para televisão, publicitário e dramaturgo português, morreu em Lisboa no dia 2 de Março de 2007. Nascera em Montemor-o-Novo, em 24 de Março de 1949.

Nasceu no Alentejo, mas foi em Lisboa que passou grande parte da sua vida. Após estudar Direito e Psicologia, cursos que nunca completou, trabalhou no jornal “República”, na Emissora Nacional e na Rádio Comercial. Escreveu textos para os programas televisivos “Ensaio” e “Impacto”, do produtor João Martins, antes do 25 de Abril de 1974.  Foi um dos fundadores da cooperativa Cinequipa e coordenou um grupo de argumentistas de telenovelas, na NBP, para a TVI.

A sua estreia literária deu-se em 1977, com “Os Lusíadas”, em parceria com Manuel Silva Ramos, edição da Assírio & Alvim. Este livro faz parte de uma trilogia, juntamente com “As Noites Brancas do Papa Negro” (1982) e “Beijinhos” (1996), editados na Fenda.

Em 2004, publica o seu único romance, “Cá vai Lisboa”, sobre um presidente de câmara (personagem de ficção, mas provavelmente com alguns traços de anteriores presidentes da Câmara de Lisboa).

Na época da sua morte, estava a traduzir, para a editora D. Quixote, as 900 páginas do romance “Lês Bienveillantes”, do norte-americano Jonathan Litell, que ganhou o Prémio Goncourt de 2006.

Faleceu aos 57 anos de idade, vítima de um AVC, quando participava numa Comunidade de Leitores dedicada ao seu romance, “Cá Vai Lisboa”, animada por Maria João Seixas e que decorria na Culturgest, em Lisboa.

João Alfacinha da Silva era casado com a pintora Gina Frazão, tinha duas filhas e dois netos. O seu corpo foi velado na Igreja S. João de Brito, em Lisboa, sendo sepultado no Cemitério Municipal de Montemor-o-Novo, sua terra natal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...