sexta-feira, 5 de março de 2021

5 DE MARÇO - ROBERT CURBEAM

EFEMÉRIDE - Robert Lee Curbeam Jr., ex-astronauta e aviador norte-americano, veterano de três missões ao espaço, nasceu em Baltimore no dia 5 de Março de 1962.

Formado em Engenharia Aeroespacial pela Academia Naval dos Estados Unidos em 1984, serviu como piloto no Mediterrâneo, no Caribe e no Oceano Índico a bordo do porta-aviões USS Forrestal. Nos anos 1980, como integrante do seu esquadrão de combate, fez o curso dos TOPGUNS da Marinha.

Após cursar a Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos em 1991, serviu como oficial de projecto do sistema de mísseis ar-terra do caça F-14. Em 1994, regressou à Academia Naval como instrutor do Departamento de Engenharia de Armas e Sistemas.

Curbeam entrou para a NASA em Dezembro de 1994 e treinou durante um ano no Centro Espacial Lyndon B. Johnson em Houston, Texas, onde - após avaliação - passou a integrar o corpo de astronautas da agência espacial.

O seu primeiro voo ao espaço ocorreu em 1997, como especialista de missão da STS-85 Discovery, passando doze dias no espaço. Ao voltar, assumiu as funções de CAPCOM, responsável pela transmissão de voz entre Houston e todas as tripulações de ónibus espaciais e de integrantes das expedições à Estação Espacial Internacional.

Em Fevereiro de 2001, foi novamente à órbita terrestre com a nave Atlantis, na missão STS-98, que integrou o módulo científico Unity à estrutura da ISS. Nos sete dias em que o ónibus espacial esteve acoplado à estação, ele passou um total de dezanove horas em actividades extra-veiculares, em três etapas diferentes no vácuo.

A sua terceira missão espacial foi em Dezembro de 2006 quando integrou a tripulação da STS-116 Discovery, que instalou mais equipamentos e secções à estrutura da estação em construção.

No total das suas três missões, Curbeam acumulou 901 horas no espaço, 45 horas em actividades extra-veiculares e é o astronauta que, até hoje, realizou mais caminhadas espaciais numa única missão: quatro, durante a expedição STS-116 da Discovery, em 2006.

Em Dezembro de 2007, ele anunciou o seu desligamento da NASA, para trabalhar no sector privado da indústria norte-americana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...