sexta-feira, 12 de março de 2021

12 DE MARÇO - MARCELINO LIMA

EFEMÉRIDE - Marcelino de Almeida Lima, jornalista, romancista e historiógrafo português, nasceu na Horta em 12 de Março de 1868. Morreu em Lisboa no dia 22 de Janeiro de 1961. Foi autor dos “Anais do Município da Horta” e de vasta bibliografia sobre a ilha do Faial.

Marcelino Lima nasceu na cidade da Horta, onde frequentou a instrução primária, ingressando em 1879 no Liceu da Horta. Empregou-se como funcionário dos Correios e Telégrafos, atingindo o lugar de chefe da Estação Telégrafo-Postal da Horta.

Ingressou muito cedo nas lides jornalísticas, pois com apenas 17 anos de idade já dirigia, com Júlio Lacerda, o semanário literário da ilha do Faial intitulado “O Bibliófilo”, fundado a 31 de Maio de 1885.

Dirigiu também, e foi redactor principal da “Revista Faialense”, um semanário literário e desportivo fundado em 1 de Fevereiro de 1893, e da segunda série do semanário literário e noticioso “O Faialense” (1899), redigido em colaboração com Florêncio Terra e Rodrigo Guerra. Foi colaborador assíduo de múltiplos periódicos, com destaque para os jornais faialenses “O Telégrafo”, “A Democracia”, “Correio da Horta” e “Arauto”.

Embora mantivesse activa colaboração na imprensa periódica, a partir de finais da década de 1920 passou a dedicar-se a estudos históricos e genealógicos, com especial incidência sobre as questões relacionadas com as famílias e a história faialense.

Foi sócio fundador, e por várias vezes presidente, do Ginásio Clube (então grafado Gymnasio Club), agremiação fundada na cidade da Horta em 18 de Maio de 1880. Foi presidente da Sociedade Luz e Caridade e do Grémio Literário Faialense. Fez parte do grupo dramático António Baptista.

Apoiado na obra de Garcia do Rosário, publicou em 1922, uma genealogia das principais famílias faialenses, incluindo notas históricas sobre os seus principais membros.

Fixou-se em Lisboa a partir de 1927, dedicando-se então ao estudo da história faialense. Quando a Câmara Municipal da Horta resolveu redigir os “Anais do Município”, um trabalho que andava em preparação há mais de meio século, decidiu, em sessão de 14 de Agosto de 1939, convidar Marcelino Lima para os redigir.

Marcelino Lima aceitou o convite, conseguindo levar a termo, em 1943, a elaboração dos “Anais”, naquela que é a sua obra de maior vulto.

Marcelino Lima faleceu em Lisboa, deixando inédita a obra “Faial Letrado”, uma listagem dos escritores faialenses. Foi um dos últimos intelectuais da excepcional elite faialense do fim do século XIX, que incluiu escritores como Florêncio Terra, Rodrigo Guerra, Manuel Zerbone, Manuel Garcia Monteiro, Manuel Joaquim Dias, Osório Goulart e Manuel Greaves.

A cidade da Horta homenageou Marcelino Lima na sua toponímia, dedicando-lhe, por decisão da Câmara Municipal de 24 de Outubro de 1979, a artéria onde se encontra instalada a sede do Parlamento Açoriano. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...