quarta-feira, 3 de março de 2021

3 DE MARÇO - PEDRO COSTA

EFEMÉRIDE - Pedro Costa, realizador de cinema português com reconhecimento internacional, nasceu em Lisboa no dia 3 de Março de 1959. É filho do jornalista e realizador de televisão Luís Filipe Costa.

Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo sido aluno, entre outros professores, do cineasta António Reis, que sobre elei exercerá uma grande influência.

Realizou a sua primeira longa-metragem em 1989: “O Sangue”. No mesmo ano, António Reis realizava o seu último filme: “Rosa de Areia”.

Pedro Costa abandonou o Curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para se dedicar ao cinema. Inicia esta actividade como assistente de realização de Jorge Silva Melo e de João Botelho.

A sua obra segue de perto a tradição lançada em Portugal por Manoel de Oliveira e António Campos, a do cinema inspirado no conceito de antropologia visual, tradição amplamente explorada por cineastas como António Reis ou Ricardo Costa, recorrendo com frequência a um género com importante tradição no cinema português, a docuficção.

Realizou, no início dos anos 1990, o filme “Casa de Lava”, rodado em Cabo Verde. Os habitantes dos locais de filmagem entregaram ao realizador um conjunto de cartas para que este as entregasse aos seus familiares em Portugal. Estas cartas conduziram Pedro Costa ao Bairro das Fontainhas e aos seus habitantes, que continua a filmar hoje, largos anos após a demolição do Bairro.

O filme “No Quarto da Vanda” valeu-lhe o Prémio France Culture atribuído ao Cineasta Estrangeiro do Ano, no Festival de Cannes de 2002. “Juventude em Marcha” (2006) foi um dos filmes candidatos à Palma de Ouro, o prémio máximo do Festival de Cannes.

Em 2010, a Cinemateca Francesa dedicou uma retrospectiva à obra de Pedro Costa. Em Setembro de 2012, no Festival Internacional de Cinema de Split, Pedro Costa foi galardoado com um prémio de carreira.

O realizador conta, actualmente, com uma série de premiações no Festival de Cinema de Locarno. Em 2014, foi-lhe atribuído o Leopardo para a Melhor Realização, por referência ao seu filme “Cavalo Dinheiro”. Em 2019, venceu o prémio máximo do mesmo Festival, o Leopardo de Ouro, pelo filme “Vitalina Varela”. Foi o segundo realizador português a receber este prémio, depois de José Álvaro Morais pelo filme “O Bobo”, em 1987. Simultaneamente, Vitalina Varela recebeu o Leopardo para a   Melhor Actriz, pela sua interpretação no filme seu homónimo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...