sábado, 1 de janeiro de 2022

1 DE JANEIRO - CHRISTINE LAGARDE

EFEMÉRIDE - Christine Madeleine Odette Lagarde, advogada, economista e política francesa filiada ao partido Os Republicanos, nasceu em Paris no dia 1 de Janeiro de 1956. Exerce as funções de presidente do Banco Central Europeu desde Novembro de 2019. Antes desta nomeação, foi presidente e directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre Julho de 2011 e Novembro de 2019.

Lagarde foi a primeira mulher a presidir a grande firma de advocacia internacional Baker & McKenzie, entre 1999 e 2004. Foi ministra das Economia, Finanças, e Emprego no governo do primeiro-ministro François Fillon, desde 19 de Junho de 2007 até 29 de Junho de 2011. Anteriormente, havia sido ministra da Agricultura e Pescas durante um mês entre Maio/Junho de 2007, no governo de François Fillon, e ministra do Comércio Exterior entre 2005/2007 no governo de Dominique de Villepin.

Apesar de não ter formação académica em Economia, Christine Lagarde apresentou em 25 de Maio de 2011 a sua candidatura à direcção do FMI, na sequência do afastamento de Dominique Strauss-Kahn, cujo efeito garantiu a eleição anunciada no dia 28 de Junho de 2011, sendo primeira mulher no comando do Fundo.

Em Dezembro de 2016, um tribunal francês considerou-a culpada de negligência relacionada com o seu papel na arbitragem de Bernard Tapie, mas não aplicou qualquer sanção. Em 2018 e 2020, a “Forbes” classificou-a como nº 3 na lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo.

O pai de Christine, Robert Lallouette, foi um professor de Inglês na Faculdade de Rouen, e sua mãe, Nicole, também era professora. Christine Lagarde cresceu em Le Havre, na Normandia, juntamente com dois irmãos e a mãe.

Após se graduar em 1974 no Liceu Claude Monet em Le Havre, recebeu uma bolsa de estudo e ingressou na Holton Arms School em Bethesda, Maryland, onde completou uma licenciatura em Inglês. De regresso a França, Christine Lagar de formou-se no Institut d’Études politiques d’Aix-en-Provence em Direito Social e frequentou a Universidade de Paris X - Nanterre, preparando-se para a candidatura de admissão à ENA. Lagarde foi reprovada duas vezes no vestibular e acabou por receber um mestrado em Inglês, um mestrado em Direito comercial e um diploma em Direito do trabalho pela Universidade de Paris X - Nanterre.

Christine Lagarde é divorciada e tem dois filhos, Pierre-Henri Lagarde (nascido em 1986) e Thomas Lagarde (nascido em 1988). O seu companheiro é o empresário Xavier Giocanti, de Marselha. Ela é vegetariana e nunca bebe álcool. As suas paixões são o yoga, o mergulho e a natação.

Christine Lagarde ingressou na empresa Baker & McKenzie de Chicago em 1981, tornando-se advogada associada adjunta em 1991, membro do Comité Executivo em 1995, presidente da Comissão Executiva entre 1999/2004 e membro do Comité de Estratégia Global desde 2004. Posteriormente, trabalhou como advogada no Tribunal de apelação de Paris antes de ser nomeada ministra pela primeira vez em 2005.

Entre 2003 e 2005, Lagarde foi também conselheira de duas filiais da empresa-mãe Baker & McKenzie, sediadas em paraísos fiscais, uma nas Bermudas, outra em Singapura. Quando do escândalo dos Panama Papers, C. Lagarde, que era então líder do FMI, criticou duramente os subterfúgios das multinacionais para fugirem ao pagamento de impostos: «A evasão fiscal provoca uma maior dívida pública e menor investimento na educação, saúde e outros serviços.».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...