quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

13 DE JANEIRO - ANTONY ARMSTRONG-JONES

EFEMÉRIDE - Antony Charles Robert Armstrong-Jones, 1º conde de Snowdon, fotógrafo britânico, mais conhecido por ter sido o ex-marido da falecida princesa Margarida, irmã da rainha Elizabeth II, morreu em Londres no dia 13 de Janeiro de 2017. Nascera na mesma cidade em 7 de Março de 1930.  

Membro da Câmara dos Lordes desde 1999, Armstrong-Jones foi vencedor de um Prémio Emmy por um seu filme-documentário.

Antony tinha ascendência galesa e alemã judaica. Oriundo de uma família notavelmente artística, Armstrong-Jones era bisneto do caricaturista Linley Sambourne. O tio de seu avô foi Alfred Messel, um arquitecto bem conhecido de Berlim. E o irmão de sua mãe foi Oliver Messel, um dos mais notáveis designers do século XX e arquitecto.

Depois de ser educado no Eton College, em Windsor, e na Universidade de Cambridge, onde estudou Arquitectura, Armstrong-Jones recomeçou a sua carreira como fotógrafo, nos campos de moda, design e teatro. Enquanto a sua carreira florescia, tornou-se conhecido pelas suas fotografias da realeza, sendo autor do retrato oficial da rainha Elizabeth II e do seu marido, o príncipe Philip (que viriam a ser seus cunhados), durante uma viagem ao Canadá em 1957.

No começo da década de 1960, Antony tornou-se o editor de imagens da revista do “Sunday Times” e, pelos anos 1970, já tinha a reputação de ser um dos mais respeitados e proeminentes fotógrafos do Reino Unido. Os seus trabalhos, que variam muito, foram publicados em revistas como: “Vogue”, “Vanity Fair” e “Daily Telegraph”. Fotografou Barbara Cartland, Laurence Olivier, Anthony Blunt, J.R.R. Tolkien, Freddie Mercury, a princesa Diana e muitas outras personalidades.

Em 2001, a National Portrait Gallery de Londres exibiu uma retrospectiva das fotografias de lorde Snowdon.

Em 26 de Fevereiro de 1960, foi anunciado o seu noivado com a princesa Margaret. O casamento foi realizado em 6 de Maio do mesmo ano, na Abadia de Westminster. A princesa disse, mais tarde, que no dia em que concordou em casar com Armstrong-Jones, recebeu uma carta do amor de sua vida, Peter Townsend, dizendo que estava comprometido com uma mulher belga.

Tradicionalmente, foram concedidos títulos nobiliárquicos a Antony, os quais ele supostamente aceitou de má vontade. Assim, ele tornou-se conde de Snowdon e visconde Linley. O condado de Snowdon pertenceu aos príncipes galeses da Casa de Gwynedd até 1282.

Em Novembro de 1999, lord Snowdon recebeu o prémio vitalício como barão Armstrong-Jones.

Os Armstrong-Jones tiveram dois filhos: David (nascido em 3 de Novembro de 1961) e Sarah (nascida em 1 de Maio de 1964).

O casamento começou a entrar em crise muito cedo, devido às festas nocturnas da princesa Margaret e à fascinação e dedicação que Antony tinha pela sua profissão. De acordo com a biógrafa Sarah Bradford, lorde Snowdon certa vez deixou uma carta para a esposa dizendo «Você parece uma manicura judia e eu odeio-as». O “Private Eye” publicou, certa vez que, no jantar de Natal em 1969, em Sandringham House, Snowdon subiu em cima da mesa e começou a fazer striptease na frente de toda a família real. Consequentemente, a rainha-mãe não falou com ele durante dezoito meses.

O polémico casamento finalmente terminou em divórcio, em 1978.

Antony casou com Lucy Lindsay-Hogg, filha de Donald Brook Davies e ex-esposa do director Michael Lindsay-Hogg, em 15 de Dezembro de 1978. A única filha deles, Lady Frances Armstrong-Jones, nasceu sete meses depois do casamento, em 17 de Julho de 1979.

Eles divorciaram-se em 1999, quando foi revelado que Antony era pai de Jasper William Oliver Cable-Alexander (nascido em 30 de Abril de 1998). A mãe era a editora de revista Melanie Cable-Alexander.

Lord Snowdon morreu pacificamente na sua casa em Kensington, em 13 de Janeiro de 2017, aos 86 anos de idade. O seu funeral ocorreu no dia 20 de Janeiro na Igreja de Santo Baglan, em Llanfaglan, perto de Caernarfon.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...