quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

12 DE JANEIRO - SHIRLEY EATON

EFEMÉRIDE - Shirley Eaton, ex-actriz britânica, nasceu em Londres no dia 12 de Janeiro de 1937. É conhecida no seu país pela participação em diversas comédias, nos anos 1950/1960. Ficou mundialmente famosa, como bond-girl, no filme “007 contra Goldfinger” de 1964. 

Durante a sua carreira no cinema e na televisão, trabalhou com diversos dos maiores actores do país, como Roger Moore, em episódios de “O Santo”, série de sucesso na televisão britânica, e “Ten Little Indians”, de 1965, filme de suspense baseado no livro de Agatha Christie. 

Foi em 1964 que Shirley interpretou o papel que a tornou mundialmente popular nas décadas seguintes. A morte da sua personagem, Jill Masterson, coberta com ouro dos pés à cabeça, em “007, contra Goldfinger”, é uma das mais icónicas imagens do cinema dos anos 1960 e ficou famosa a sua fotografia dourada na capa da revista norte-americana “Life”. A cena do filme também trouxe à ribalta, na época, um grande debate sobre a morte por sufocamento epidérmico, gerando grandes mitos populares sobre o assunto, inclusive em relação ao próprio destino da actriz, cuja carreira se encerrou poucos anos depois. 

Apesar da fama internacional que teve com o sucesso do filme, Eaton fez apenas mais alguns trabalhos como actriz, retirando-se da vida artística no final da década, para constituir família. 

Nos últimos anos, dando sempre entrevistas sobre Goldfinger” e o seu desaparecimento dos ecrãs do cinema e da televisão, ela nunca demonstrou arrependimento pela sua reforma precoce no auge da fama. Em 1999, declarou a uma revista: «Uma carreira é uma carreira, mas mãe será sempre mãe até ao dia em que morrer».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...