terça-feira, 11 de janeiro de 2022

11 DE JANEIRO - STUART ANGEL JONES

EFEMÉRIDE Stuart Edgart Angel Jones, integrante da luta armada contra a ditadura militar no Brasil e militante do grupo guerrilheiro revolucionário de extrema-esquerda MR-8, nasceu em Salvador no dia 11 de Janeiro de 1946. Morreu no Rio de Janeiro em 14 de Junho de 1971. Foi preso, torturado, morto e dado como desaparecido

Stuart era filho do norte-americano Norman Jones e de Zuleika Angel Jones, mais conhecida como Zuzu Angel, figurinista e estilista reconhecida internacionalmente. Bicampeão carioca de remo pelo Clube de Regatas Flamengo na adolescência (1964 e 1965), ele foi estudante de Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possuía dupla nacionalidade, brasileira e norte-americana.

Na viragem das décadas de 1960/1970, passou a militar no MR-8, grupo de ideologia socialista que fazia a luta armada contra a ditadura militar. Após ser acusado de assaltar e de sequestrar o então embaixador americano, Stuart foi preso, torturado e morto por membros do Centro de Informações da Aeronáutica, aos 25 anos de idade. Foi casado com a também militante e guerrilheira Sónia Morais Jones, presa, torturada e morta dois anos depois e também dada como desaparecida. 

A versão mais conhecida e difundida da sua tortura e morte foi dada pelo ex-guerrilheiro Alex Polari, também preso no local, que assistiu da janela da sua cela as torturas feitas a Stuart. Ele foi amarrado a um carro e arrastado por todo o pátio do quartel. Em alguns momentos, entre os risos, as perguntas e as chacotas feitas pelos militares, ele era obrigado a colocar a boca no tubo de escape do veículo, aspirando os gases tóxicos. Polari ainda contou que, após o desamarrarem, foi deixado abandonado no chão, com o corpo bastante, dilacerado, onde ficou pedindo água pela noite fora. A mãe denunciou o assassinato de Stuart, que também tinha a nacionalidade americana.  ao senador Edward Kennedy, que levou o caso ao Congresso dos Estados Unidos.

 A mãe, usando a sua notoriedade internacional, envolveu na sua causa (a descoberta do corpo do filho) diversas celebridades como Joan Crawford, Liza Minnelli e Kim Novak. Zuzu morreu em 1976, num suspeito acidente de automóvel no bairro de São Conrado, Rio de Janeiro, sem nunca conseguir descobrir o paradeiro do corpo do filho. 

Em 2006, a vida de Stuart e de sua mãe foram levadas ao cinema, com o filme “Zuzu Angel”, realizado por Sérgio Rezende, com Daniel de Oliveira e Patrícia Pillar no papel do militante-guerrilheiro e da estilista. 

O escritor José Louzeiro escreveu o romance “Em carne viva”, com personagens e situações que lembram o drama da morte de Stuart Angel.

Em 2010, Stuart foi homenageado pelo Clube de Regatas do Flamengo com a inauguração de um memorial na sede social do clube.

Em 2015, um busto em sua homenagem foi inaugurado em frente do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ali, também há uma ciclovia com o seu nome. 

Em 2019, torcedores do Flamengo, ao acompanharem até ao aeroporto do Galeão o autocarro da equipa, que ia disputar a final da Libertadores contra o River Plate, em Lima, estenderam uma faixa em «Homenagem ao remador Stuart Angel, assassinado pela ditadura militar, na Base Aérea do Galeão, em 1971».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...