sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

28 DE JANEIRO - JOHN FABIAN

EFEMÉRIDE - John McCreary Fabian, ex-astronauta norte-americano, veterano de duas missões do ónibus espacial, nasceu em Goose Creek no dia 28 de Janeiro de 1939.

Formado em Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial, graduou-se como oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e passou cinco anos como piloto de K-135, avião de reabastecimento aéreo. Durante a Guerra do Vietname, participou em noventa missões de combate.

Fabian foi qualificado como astronauta em 1979, após um ano de treino no quartel-general e centro de treinos da NASA, em Houston, Texas.

Durante os seus primeiros anos na agência espacial, trabalhou em funções em Terra, incluindo o desenvolvimento do braço robótico do futuro ónibus espacial.

A sua primeira missão espacial foi como especialista de missão da STS-7 Challenger, em Junho de 1983, a primeira com cinco tripulantes num ónibus espacial. Nela, ele foi o primeiro astronauta a operar em órbita o Canadarm canadiano, capturando no espaço um satélite para trazê-lo de volta à Terra para reparação.

A sua segunda missão, a STS-51-G, foi uma missão de tripulação internacional lançada em Junho de 1985, que teve entre os seus integrantes um astronauta francês e o primeiro saudita a ir ao espaço. Nela, a tripulação colocou em órbita satélites da Liga Árabe, do México e dos Estados Unidos.

Fabian esteve seleccionado para uma terceira missão espacial, uma missão científica de pesquisas biológicas a ser realizada em Maio de 1986. Entretanto, com o acidente da Challenger em Janeiro desse ano, todas as missões espaciais norte-americanas foram suspensas durante dois anos e ele deixou a NASA no início de 1986 para exercer funções de comando no quartel-general da Força Aérea.

Após se desligar da Força Aérea em 1987, passou a integrar a direcção de um instituto público de pesquisas aeroespaciais e segurança nacional sem intuito lucrativo, do qual se aposentou em 1998.

Na última década, tem trabalhado como consultor independente de aero/espaço e como porta-voz da NASA, participando em programas de interacção com o público visitante do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...