terça-feira, 18 de janeiro de 2022

18 DE JANEIRO - DAVID BELLAMY

EFEMÉRIDE - David James Bellamy, escritor, locutor de rádio, activista ambiental e botânico inglês, nasceu em Londres no dia 18 de Janeiro de 1933. Morreu na mesma cidade em 11 de Dezembro de 2019.

Bellamy, quando era criança, esperava ser dançarino de ballet, mas concluiu que por causa de seu físico não conseguiria seguir os treinos. Foi para a escola em Londres, frequentando a primária Chatsworth Road Cheam, a escola júnior Cheam Road e a escola gramática do condado de Sutton, onde inicialmente mostrou aptidão para Literatura e História; ele então encontrou a sua vocação por causa de um professor de ciências inspirador, estudando Zoologia, Botânica, Física e Química no ensino médio. Ele ganhou um diploma de honra em Botânica no Chelsea College of Science and Technology (agora parte do King’s College London) e um doutoramento no Bedford College em 1960.

Bellamy foi influenciado pelo romance, de 1909, do autor Gene Stratton-Porter, “A Girl of the Limberlost”, e pelo filme de Disney, de 1940, “Fantasia”. Bellamy morava com a sua esposa, Rosemary, nos Pennines, do condado de Durham.

O primeiro trabalho de Bellamy em um ambiente científico foi como assistente de laboratório no Ewell Technical College, antes de estudar para o bacharelado em Chelsea. Em 1960, tornou-se professor no departamento de Botânica da Universidade de Durham. O trabalho que o levou a destaque público foi a sua consultoria ambiental no derramamento de óleo de Torrey Canyon, em 1967, sobre o qual ele escreveu um artigo na principal revista científica, “Nature”.

Bellamy publicou muitos artigos e livros científicos entre 1966 e 1986. Muitos desses livros foram associados à série de TV em que ele trabalhou. Durante os anos 1980, substituiu o Big Chief I-Spy como representante dos vários livros infantis I-Spy, para quem os livros completos foram enviados para receber uma recompensa. Em 1980, lançou um single escrito por Mike Croft, com arranjo musical de Dave Grosse, para coincidir com o lançamento do título “I -Spy I Spy Dinosaurs” (sobre fósseis de dinossauros) intitulado “Brontosaurus Will You Wait For Me?” (apoiado com “Oh Stegosaurus”). Ele apresentou o single no Blue Peter vestindo um macacão laranja, atingindo o nº 88 nas paradas.

No início dos anos 1970, Bellamy ajudou a estabelecer o Durham Wildlife Trust e permaneceu um participante fundamental no movimento de conservação na área de Durham durante várias décadas.

O Departamento de Turismo da Nova Zelândia, uma agência governamental, envolveu-se com a corrida Coast to Coast, em 1988, ao reconhecer o potencial do turismo pelos eventos. Eles organizaram e financiaram jornalistas estrangeiros para cobrir o evento. Um deles foi Bellamy, que não apenas se reportou ao evento, mas decidiu competir. Enquanto estava no país, Bellamy trabalhou numa série- documentário, chamada “Moa’s Ark”, que foi lançada pela Television New Zealand em 1990 e recebeu a Medalha de Comemoração da Nova Zelândia em 1990.

Bellamy foi o criador, juntamente com David Shreeve e a Conservation Foundation (que ele também fundou), dos Ford European Conservation Awards.

Em 2002, ele foi um palestrante sobre questões de conservação na Conferência de Ecoturismo da Ásia-Pacífico (Apeco).

Em 2015, David Bellamy e a sua esposa Rosemary visitaram a Malásia para explorar a sua vida selvagem.

Em 2016, ele abriu o calçadão Hedleyhope Fell, que é a principal característica da reserva Hedleyhope Fell do Durham Wildlife Trust, no condado de Durham. O projecto inclui um percurso de 60 metros, de Tow Law até à reserva Hedleyhope Fell, e 1 50 metros de calçadão feito de garrafas plásticas recicladas.

David Bellamy faleceu em 2019, com 86 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...