quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

6 DE JANEIRO - LOU RAWLS

EFEMÉRIDE - Lou Rawls, de seu nome completo Louis Allen Rawls, cantor norte-americano de jazz, blues e soul-music, morreu em Los Angeles no dia 6 de Janeiro de 2006. Nascera em Chicago, em 1 Dezembro de 1933.

Educado pela avó, passou toda a sua juventude em Chicago. Desde os 7 anos, cantou num coro de igreja. Depois da escola, na década de 1950, ele e o seu companheiro Sam Cooke, juntavam-se no seio do Teenage Kings of Harmony, um grupo de gospel local. Ainda adolescente, tronou-se membro dos Holy Wonders e, depois, dos Highway QCs

Rawls alistou-se no exército norte-americano em 1955. Em 1958, sofreu um grave acidente de automóvel e ficou em coma durante cinco dias e meio. O acidente fez com que ele levasse vários meses para recuperar a memória e mais de um ano até à recuperação total.

Lou Rawls faz parte de um grupo de grandes artistas norte-americanos que foram consagrados pelo grande público, com uma adesão absoluta às suas canções, que caíram no gosto popular e definiram a musicalidade dos anos 1970 em diante

O jazz, o soul, o gospel e a disco são estilos que marcam a sua bem-sucedida carreira, que o colocou entre os principais artistas americanos dos últimos tempos. Ele era conhecido pela sua voz grave e aveludada. Um dos seus sucessos mais conhecidos é, entre muitos, “You’ll Never Find Another Love Like Mine”, de 1976.

Publicou mais de 70 álbuns, fez muitas tournées e participou em vários filmes e espectáculos televisivos. Conquistou três Grammy Awards de Melhor Interpretação a Solo. Faleceu, vítima de cancro de pulmão, aos 72 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...