domingo, 9 de janeiro de 2022

9 DE JANEIRO - JOÃO CABRAL DE MELO NETO

EFEMÉRIDE - João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiro, nasceu no   Recife em 9 de Janeiro de 1920. Morreu no Rio de Janeiro em9 de Outubro de 1999.

A sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até à poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. É considerado o maior poeta de língua portuguesa por escritores como Mia Couto.

Foi agraciado com vários prémios literários, entre eles o Prémio Neustadt, tido como o Nobel Americano, sendo o único brasileiro galardoado com tal distinção, e o Prémio Camões. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prémio Nobel de Literatura.

Foi casado com Stella Maria Barbosa de Oliveira, com quem teve os filhos Rodrigo, Inez, Luiz, Isabel e João. Casou-se em segundas núpcias, em 1986, com a poetisa Marly de Oliveira.

O escritor foi membro da Academia Pernambucana de Letras (embora não tenha comparecido a nenhuma reunião como académico, nem mesmo à sua posse) e da Academia Brasileira de Letras.

Nascido em 1920, ingressou aos dez anos no Colégio de Ponte d’Uchoa, dos Irmãos Maristas. Cabral de Melo era admirador do futebol, chegando a sagrar-se campeão juvenil pelo Santa Cruz FC.

Começou a trabalhar aos dezassete anos, na Associação Comercial de Pernambuco e, no ano seguinte, passou a frequentar a roda literária do tradicional Café Lafayette de Pernambuco.

Mudou-se nos anos 1940 para o Rio de Janeiro, onde conheceu diversos intelectuais, entre eles Carlos Drummond de Andrade. Aos 25 anos, prestou concurso no Itamaraty, onde iniciou a carreira de diplomata.

Em 1952, quando o Partido Comunista do Brasil estava na ilegalidade, João Cabral foi acusado de criar uma “célula comunista” no Itamaraty, junto com mais quatro diplomatas (Antônio Houaiss, Amaury Banhos Porto de Oliveira, Jatyr de Almeida Rodrigues e Paulo Cotrim Rodrigues Pereira), sendo todos afastados do órgão por Getúlio Vargas em despacho de 20 de Março de 1953. Conseguiram voltar ao serviço em 1954, após recorrerem ao Supremo Tribunal Federal.

Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 15 de Agosto de 1968 e empossado em 6 de Maio de 1969.

Debilitado pela cegueira e com crises de depressão, João Cabral faleceu em 1999.

Foi agraciado com duas condecorações portuguesas: grande-oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (26 de Novembro de 1987) e Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (9 de Junho de 1998.

Recebeu em 1994, da Espanha, o Prémio Reina Sofía de Poisia Iberoamericana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...