sábado, 8 de janeiro de 2022

8 DE JANEIRO - WESLEY RUGGLES

EFEMÉRIDE - Wesley Ruggles, actor, produtor e, principalmente, realizador norte-americano, morreu em Santa Mónica, Califórnia, no dia 8 de Janeiro de 1972. Nascera em los Angeles, em11 de Junho de 1889.

Depois de trabalhar em circos mambembes e no teatro, Ruggles chegou a Hollywood em 1914, onde foi um dos Keystone Kapers de Mack Sennett. Foi também coadjuvante em comédias como “The Bank”, “Shanghaied”, “Police” e “Triple Trouble”, todas curtas-metragens de Charlie Chaplin. Estreou-se na direcção de filmes em 1917 com Bobby”, também uma curta-metragem.

Os melhores anos de sua carreira foram aqueles entre 1927 e 1934, quando dirigiu, entre outros, “Silk Stockings”, “Condemned” (com Ronald Colman e Ann Harding), “Are These Our Children?”, “Cimarron”, “No Man of Her Own” (único filme que Clark Gable e Carole Lombard fizeram juntos), “I’m No Angel” (um dos maiores sucessos de Mae West) e “Bolero” (com George Raft e Carole Lombard).

A sua produção foi diminuindo a partir do final da década de 1930, até se despedir das telas ainda em 1946, com London Town”. Após um longo silêncio, ressurgiu brevemente como produtor, nos anos 1960.

Ruggles foi o primeiro dos sete maridos da actriz Arline Judge, de quem se divorciou em 1937. Casou-se de novo, três anos mais tarde, com Marcelle Rogez. Essa união perdurou até à sua morte em 1972, aos oitenta e dois anos de idade. Era irmão do actor Charles Ruggles.

Cimarron”, além de ser o primeiro faroeste a ganhar o Oscar, também lhe deu uma nomeação para Melhor Director.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...