sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

7 DE JANEIRO - FRANCE GALL

EFEMÉRIDE - France Gall, de seu verdadeiro nome Isabelle Geneviève Marie Anne Gall, cantora francesa, morreu em Neuilly-sur-Seine, no dia 7 de Janeiro de 2018. Nascera em Paris, em 9 de Outubro de 1947.

Um ídolo da juventude francesa ao longo das décadas de 1960,1970 e 1980, faleceu em 2018, aos 70 anos, em decorrência de um cancro.

Gall foi criada numa família de músicos, tendo o seu avô sido co-fundador de uma escola de formação de jovens cantores chamada Pequenos Cantores da Cruz de Madeira.

Em 1965, France Gall representou o Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção, cantando “Poupée de cire, poupée de son” (“Boneca de cera, boneca de som)” e obteve a vitória para o Grão-Ducado.

Em 1988, alcançou outra vez sucesso em vários países com a canção Ella, Elle l’a”.

France Gall foi muito popular em França sobretudo durante a década de 1960, interpretando canções como “Les sucettes” de Serge Gainsbourg e o seu sucesso chegou ao Reino Unido.

A sua última aparição pública foi na cerimónia dos Globos de Cristal em 30 de Janeiro de 2017 no Lido de Paris.

France Gall, que sofreu vários dramas pessoais, descobriu ter cancro da mama após a morte súbita do seu marido, Michel Berger, falecido em 1992 aos 44 anos devido a um ataque cardíaco. Ela, no entanto, foi operada e recuperou.

A sua família estava profundamente enraizada na música: o pai, Robert Gall, escreveu canções para Charles Aznavour e Édith Piaf. Apoiada pelos pais, deixou a escola com a idade de 15 anos, quando cantou as suas primeiras canções. Seguindo o conselho de um técnico, foi escolhido o nome ‘France’, uma vez que o seu primeiro nome, Isabelle, já era conhecido por outra cantora francesa, Isabelle Aubret.

O seu primeiro single, “Ne sois pas si bête” (“Não seja tão estúpido”) teve um grande êxito. O início da sua carreira foi especialmente promovido pela familiaridade com o cantor e compositor Serge Gainsbourg.

Em 1965, France Gall foi seleccionada para representar Luxemburgo no Grande Prêmio Eurovisão da Canção, em Nápoles. De uma selecção de dez músicas, Poupée de cire, poupée de son”, escrita por Serge Gainsbourg, foi a vencedora. Na época, ela tinha um relacionamento com o cantor Claude François.

Também de Gainsbourg, vem a canção ambígua “Les Sucettes”.  Mais tarde, France Gall disse que ela nunca teria cantado a canção se, naquele tempo, tivesse o conhecimento do verdadeiro significado da música.

Em 1966, France Gall deixou a França e foi para a Alemanha, onde trabalhou juntamente com o maestro Werner Müller, principalmente, mas também com Horst Buchholz e Giorgio Moroder.  Com “Zwei Apfelsinen im Haar” (versão alemã de “A Banda”, originalmente interpretada por Chico Buarque), recebeu, em 1968, um disco de ouro. Devido à sua popularidade, recebeu, em 1969 e 1971 o bronze e, em 1970, a prata Bravo Otto da revista juvenil alemã “Bravo”.

Posteriormente, France Gall admitiu que o tempo de sua carreira na Alemanha não foi o melhor de sua vida, uma vez que a sua fama e as suas aparições constantes não permitiram que ela tivesse uma juventude normal.

Em 1988, após mais de 15 anos, France Gall conseguiu o seu maior hit na Alemanha, com “Ella elle l’a”, um tributo à cantora de jazz Ella Fitzgerald. Durante quatro semanas, foi a música mais ouvida na Alemanha. O seu álbum foi o 5º mais vendido na Alemanha, tendo superado o sucesso na França.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...