quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

27 DE JANEIRO - JOHN UPDIKE

EFEMÉRIDE- John Hoyer Updike, romancista, poeta, contista, crítico de arte e crítico literário norte-americano, morreu em Beverly, Massachusetts, no dia 27 de Janeiro de 2009. Nascera em Shillington, no mesmo estado, em18 de Março de 1932.

Formou-se na Universidade de Harvard em 1954 e passou um ano na Inglaterra, no Knox Fellowsship, na Ruskin School of Drawing and Fine Art, em Oxford. De 1955 a 1957, trabalhou na “The New Yorker”, contribuindo com contos, poemas e críticas de livros.

Tornou-se famoso e reconhecido mundialmente com a sua séria de romances “Rabbit”, iniciada em 1960, que seguem a vida do jogador de basquetebol Harry ‘’Rabbit’ Angstrom, escritos num período de mais de trinta anos e pelos quais ganhou por duas vezes o Prémio Pulitzer.

Também de sua autoria, “As Bruxas de Eastwick”, escrito em 1984, tornou-se um best-seller e um grande sucesso no cinema, no filme homónimo protagonizado por Jack Nicholson e Cher. Já o romance Pai-Nosso Computadorde 1986 aborda a questão da existência de Deus em face da ciência e tecnologia.

Na sua obra constam doze livros de ficção, cinco volumes de poesia e uma peça de teatro.

Considerado um dos grandes romancistas contemporâneos norte-americanos, faleceu em 2009, vítima de cancro do pulmão, aos 76 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...