terça-feira, 13 de dezembro de 2022

13 DE DEZEMBRO - HAZZA AL MANSOORI

EFEMÉRIDE - Hazza Ali Abdan Khalfan Al Mansoori, primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos, nasceu em Al Wathba no dia 13 de Dezembro de 1983.

Al Mansoori estudou no Khalifa bin Zayed Air College, a principal instituição de treino da Aeronáutica dos Emirados e formou-se em aviação em 2004, passando a integrar a Força Aérea como piloto.

Foi enviado aos Estados Unidos para treinar em caças F-16 no Arizona e, ao retornar aos Emirados, tornou-se piloto deles.

Em 2017, foi um dos dois seleccionados entre 4022 candidatos para integrar o programa de astronautas dos Emirados Árabes Unidos após uma série de treinos no país e na Rússia, onde a sua formação como piloto militar o ajudou bastante a conseguir a vaga.

Junto com Sultan Al Neyadi, o outro seleccionado, foi enviado para o Centro de Treinos de Cosmonautas Yuri Gagarin na Cidade das Estrelas, perto de Moscovo, para o período de treinos para a missão à ISS. Em Abril de 2019, ele foi anunciado com o escolhido.

Depois de mais de 1400 horas de treino e 90 cursos e após uma mudança de datas devido a um acidente com a Soyuz MS-10, que forçou um reordenamento do cronograma de voo de todos, os tripulantes designados para as missões à ISS, ele foi ao espaço em 25 de Setembro de 2019 integrando a tripulação da Soyuz MS-15, com o comandante russo Oleg Skripochka e a engenheira de voo americana Jessica Meir, para uma permanência de uma semana na Estação Espacial Internacional. Levou consigo a bandeira dos Emirados e trinta sementes de árvores Al Ghafi em comemoração ao “Ano da Tolerância” em seu país, para serem plantadas através dos Emirados no seu retorno. Após uma semana em órbita na ISS, voltou em segurança em 3 de Outubro junto com a tripulação da Soyuz MS-12.

Hazza e Sultan terminaram cerca de 20 meses de treino geral na NASA no dia 8 de Maio de 2022.

Voando com o governo russo através de um acordo com os Emirados Árabes Unidos, a função de Hazza na Soyuz/ISS é chamada de participante do voo espacial em documentos e colectivas de imprensa da Roscosmos e NASA.

Mas como piloto militar e parte integrante do Centro Espacial Mohammed bin Rashid, ele é chamado de «primeiro astronauta dos Emirados Árabes», «Astronaut Mission 1» ou «Zayed Ambition».   

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...