segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

26 DE DEZEMBRO - SURMA

EFEMÉRIDIE - Surma, de seu verdadeiro nome Débora Umbelino, cantora portuguesa, nasceu em Leiria no dia 26 de Dezembro de 1994.

Surma começou desde cedo várias aventuras com projectos musicais. Enquanto ainda estudava no Ensino Secundário em Leiria, venceu o “ZUS!” em 2014, com os Backwater & The Screaming Fantasy.

Em 2015, começou o seu projecto a solo em que adoptou o nome artístico de Surma, que rapidamente correu o pais e começou a despertar a atenção do público e da imprensa.

Pelo meio, frequentou o curso de Jazz no Hot Club de Portugal, com especialidade em contrabaixo e voz e aventurou-se em pós-produção audiovisual.

O seu disco de estreia acabava por ser adiado para o final de 2017, tendo Antwerpen” merecido logo uma aclamação generalizada que a colocou num lugar cimeiro dos novos valores da música nacional. Meios como o “Expresso”, “Público”, “Blitz” ou “Antena 3votam-no como um dos melhores do ano e a Sociedade Portuguesa de Autores nomeou “Hemma” para melhor canção de 2017.

Surma já se apresentou ao vivo por mais de 200 vezes e em 16 países, onde se incluem os Estados Unidos, o Reino Unido, os Países Baixos, a França, a Islândia, o Brasil, a Áustria, a Alemanha, a Espanha, a Eslovénia e a China.

Internacionalmente, viu o seu disco de estreia ser editado em vários países europeus e ser nomeado para Melhor disco independente do ano pela IMPALA (Associação Europeia de Editoras Independentes), conseguindo destaque em meios tão prestigiados como a BBC, o Musikexpress ou a NPR.

A nível nacional, Surma tanto tem actuado em pequenas salas como em festivais como o NOS Alive, o Vodafone Paredes de Coura, o Bons Sons, o Super Bock Super Rock e o NOS Primavera Sound.

Para além da sua carreira a solo e das inúmeras colaborações, mantem-se, desde 2016, como solista convidada dos Concertos para Bebés, compondo música para teatro e cinema, como para a longa-metragem “SNU”.

Tem colaborado também com músicos tão distintos como Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt, Tomara, Miguel Ângelo, Gobi Bear, Captain Boy, Prana e Jerónimo.

Em 2019, participou no Festival RTP da Canção, com a canção “Pugna”, onde alcançou o 5º lugar. Em anos posteriores deste festival, participou numa actuação de intervalo em 2020, como jurada regional da região Centro em 2021 e jurada das semifinais em 2022.

Em Novembro de 2022, lançou o seu segundo longa-duração “alla” e passou também a apresentar-se ao vivo em formato trio, acompanhada por Pedro Melo Alves e João Hasselberg.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...