terça-feira, 20 de dezembro de 2022

20 DE DEZEMBRO - ROY. O. DISNEY

Tornou-se sócio e co-fundador, juntamente com o seu irmão mais novo, Walt Disney, da Walt Disney Productions, agora conhecida como The Walt Disney Company ou também como Disney.

Parceiro financeiro de Walt e um dos seus apoiantes mais importantes, Roy estava ao comando das finanças, fazendo a empresa ter dinheiro suficiente para construir os sonhos do seu irmão, mas sempre permaneceu na sombra de Walt.

Ele era mais reservado que o irmão e não gostava muito de holofotes. Depois da morte de Walt em 1966, Roy O. Disney assumiu a presidência da Walt Disney Productions e o seu primeiro acto foi nomear a então em construção, Disney World, em Walt Disney World, em homenagem ao seu irmão.

Roy Oliver foi casado com Edna Francis de 1925 até ao ano de sua morte. Foi o pai de Roy E. Disney, nascido em Janeiro de 1930, que seria o último Disney a trabalhar activamente na empresa.

Roy O. Disney faleceu em 1971, no dia em que iria inaugurar a Disneyland Christmas Parade. Foi sepultado em Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles.

Uma estátua de Roy O. Disney sentado num banco de jardim ao lado de Minnie Mouse está localizada na secção Main Street, no parque temático Magic Kingdom, do Walt Disney World. Existe um duplicado localizado em frente do prédio da Disney em Burbank, Califórnia. Há uma terceira estátua no parque temático Disneylândia de Tóquio.

Há uma suíte chamada Roy O. Disney no piso superior do Hong Kong Disneyland Hotel.

Roy foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...