quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

8 DE DEZEMBRO - ANTÓNIO FERREIRA

EFEMÉRIDE - António da Rocha Cunha Ferreira, realizador de cinema português, nasceu em Coimbra no dia 8 de Dezembro de 1970.

Programador informático até 1990, ingressou em 1994 no Curso de Realização da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Em 1996, muda-se para Berlim e aí estuda na Academia de Cinema e Televisão (Deutsche Film- und Fernsehakademie Berlin -DFFB).

Em 2000, a sua curta-metragem “Respirar - Debaixo D’Água”, foi seleccionada para o Festival de Cannes, tendo ganho diversos prémios internacionais, entre os quais, um a Alexandre Pinto, o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema Independente de Nova Iorque desse ano.

Esquece Tudo o que Te Disse”, de 2002, foi a primeira longa-metragem de António Ferreira.

Numa incursão pelo meio musical, assinou a realização do registo da actuação dos Humanos no Coliseu dos Recreios, denominado “Humanos ao Vivo no Coliseu dos Recreios de Lisboa” (2005), que viria a ser parte integrante do lançamento de “Humanos ao Vivo”.

Em 2006, realizou o documentário “Humanos - A Vida em Variações” consequência do trabalho que realizou ao longo de um ano com os músicos que adaptaram as canções nunca editadas de António Variações e que também seria incluído no “Humanos ao Vivo”.

Inspirado na canção popular portuguesa Laurindinha”, António Ferreira realizou uma curta-metragem de 15 minutos intitulada “Deus Não Quis” (2007), que subverte a letra original da canção, mostrando o seu lado mais obscuro, revelando o apelo perverso desta aos homens para combaterem na guerra.

Em 2010, estreia aquela que será a sua segunda longa-metragem, “Embargo”, uma adaptação do conto homónimo de José Saramago, retirado do livro de contos intitulado “Objecto Quase”.

Em 2011, encena a sua primeira peça de teatro “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” de Fassbinder, para o Teatro Nacional D. Maria II, protagonizada pela actriz Custódia Gallego.

Em 2012, realiza o filme “Posfácio nas Confecções Canhão”, no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.

Em 2018, realiza o filme “Pedro e Inês”, uma adaptação do romance “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria.

É membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema e da Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual (APCA). É membro da APACI - Associação de Cineastas Paulistas.

Dirige a produtora Persona Non Grata Pictures sediada no Brasil e em Portugal, com a qual produz ficção e documentários dos mais diversos realizadores.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...