sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

16 DE DEZEMBRO - FILOMENA CAUTELA

EFEMÉRIDE Filomena José Dias Fernandes Cautela, actriz e apresentadora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 16 de Dezembro de 1984. Tem no currículo a participação em diversas telenovelas portuguesas e a apresentação de programas de relevo na MTV Portugal e nos canais da RTP.

Iniciou a sua carreira em 2001 com a peça “Antígona”, encenação do professor Paulo Vaz (Externato Marista de Lisboa), encenador que - em 2002 - voltou a dirigi-la em “Se o Amor For Outra Coisa”, de Pedro Paixão. Integrou de seguida “A Noite dos Assassinos”, encenada por António Pires, “Agosto em Osage”, encenada por Fernanda Lapa, “Janis e a Tartaruga” e “Mil Olhos de Vidro”, de Luísa Pinto, entre outras. Em 2003, participou na série infantil/juvenil “Morangos com Açúcar”.

No cinema, participou em “Viúva Rica Solteira Não Fica”, uma longa-metragem de José Fonseca e Costa, e em curtas-metragens como “Night Shop” e “O Destino do Sr. Sousa” de João Constâncio, entre outras.

Na televisão, participou em “Bocage”, “Mundo Meu”, “A Vingança”, “Conta-me Como Foi” e “Cidade Despida”, entre muitas outras.

Em 2005, venceu o projecto “MTV VJ Casting”, lançado em Junho com o objectivo de escolher o novo apresentador português da MTV Portugal.

Em 2010, participou na peça “O Dia dos Prodígios”, de Lídia Jorge e encenada por Cucha Carvalheiro, onde contracenou com grandes nomes do teatro como Elisa Lisboa, José Martins, Luís Lucas ou Maria Emília Correia.

Em 2011, fez, para a RTP2, o programa “Fá-las Curtas”. Também em 2011, foi anunciado que terminaria a sua participação como apresentadora do “5 Para a Meia-Noite”.

Em 2013, fez parte do elenco residente do “Vale Tudo” com João Ricardo, César Mourão, Inês Castel-Branco, Rui Unas, Joaquim Horta, Custódia Gallego e Luciana Abreu.

Em 2017, co-apresentou a final do Festival RTP da Canção, com Catarina Furtado e Sílvia Alberto. Ainda em 2017, foi a porta-voz do “Festival Eurovisão da Canção”, onde revelou os votos de Portugal a nível do júri nacional.

Em 2018, apresentou, juntamente com Pedro Fernandes, a final do Festival RTP da Canção, na RTP. No mesmo ano, apresentou o Festival Eurovisão da Canção, juntamente com Catarina Furtado, Daniela Ruah e Sílvia Alberto.

Em 2019, apresentou, juntamente com Vasco Palmeirim, a final do Festival RTP da Canção, na RTP.

Apresentou, novamente, o talk-show da RTP1, “5 Para a Meia-Noite”, de 2015 a 2020.

Em Março de 2020, co-apresentou a final do Festival RTP da Canção, com Vasco Palmeirim, na RTP. Ainda neste ano, apresentou na RTP1, o concurso “Quem Quer Ser Milionário? - Alta Pressão”.

Em 2020, voltou à apresentação de eventos relacionados com o mundo musical ao conduzir os estreantes Play - Prémios da Música Portuguesa, feito que repetiu em 2021 e 2022.

Em 2021, na RTP1, estreia de um novo talk-show semanal: “Programa Cautelar”. No mesmo ano, co-apresenta a 3ª temporada do programa “I Love Portugal”, também com Palmeirim. Por este último programa, a apresentadora auferia 10 mil euros/mês.

No fim da Primavera europeia de 2021, foram lançados dois anúncios televisivos da Uber Eats protagonizados por Cautela. Ambos foram os primeiros anúncios publicitários da plataforma em Portugal, que já estava disponível no país há alguns anos. Ambos os anúncios contam também com a participação de Herman José.

Em 2022, apresenta na RTP1 um novo concurso semanal - “Eu Faço Tudo por Amor”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...