quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

14 DE DEZEMBRO - NUNO GRACIANO

EFEMÉRIDE - Nuno Miguel Ventura dos Prazeres Graciano, ex-apresentador de televisão e empresário português, nasceu em   14 de Dezembro de 1968.

Estudou Ciências de Desenvolvimento e Cooperação. Tanto na Universidade Moderna de Lisboa, com no cargo de vice-presidente da Associação Académica, como na escola secundária, foi líder associativo.

Estreou-se em televisão em 1994, com doutores e engenheiros, na TVI. Desde então foi responsável pela apresentação de numerosos programas televisivos como “Não Há Crise”, “Contacto” e “Companhia das Manhãs” na SIC (canal onde esteve entre 2006 e 2012), entre tantos outros.

Em 2019, Graciano tinha abraçado um novo desafio, fora dos canais generalistas, ao apresentar o programa “O Meu Clube” no canal 11.

Para além da sua carreira na televisão, o comunicador fundou também uma marca de produtos regionais certificados pela serra da Estrela, nascida em Celorico da Beira, nomeadamente um queijo da Serra, chamados Tio Careca. É também o director comercial de uma rede imobiliária.

Candidato pelo partido Chega à Câmara Municipal de Lisboa, confirmado oficialmente no dia 15 de Março, para as eleições autárquicas portuguesas de 2021. O convite ao antigo apresentador foi feito directamente por André Ventura, que só depois discutiu o nome com a direcção nacional do partido e com o presidente da distrital de Lisboa. A direcção do Chega terá então dito que Nuno Graciano é «fora da caixa», mas estará «completamente comprometido com os valores do partido». À revista “Visão”, Nuno Graciano, assumiu que este «era um desafio que não poderia rejeitar», lembrando a «importância que tem a política de proximidade», recordando que nunca deixou de participar activamente naquilo que acredita que possa melhorar a sociedade. É desde Fevereiro de 2021 militante do partido Chega.

Em Outubro de 2018, foi publicado o livro intitulado “Não Me Chamem Bom Pai”, da sua autoria.

Casado primeiramente com Patrícia Chester, com quem tem dois filhos. Relacionou-se com Bárbara Elias, com quem tem duas filhas. Separaram-se em 2018.

Em 2022, é concorrente do reality showBig Brother Famosos” (2022 - 2.ª edição) e foi repórter convidado do programa “Somos Portugal”.

Nuno Graciano, antes de se candidatar a um cargo político partidário, terá gerado mais que uma vez polémica, nomeadamente, ao referir publicamente que era a favor da pena de morte para os pedófilos, considerando a pedofilia como o pior crime possível. Na sua apresentação de candidatura a Câmara de Lisboa, justificou as suas declarações sobre a pena de morte, dizendo que ocorreram num «ambiente descontraído» em que lhe foi perguntado o que faria se um pedófilo atacasse uma das suas filhas. Assim como, anos antes, terá dito que não acredita na bissexualidade, justificando que quem tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo é automaticamente homossexual, mesmo que durma também com pessoas do sexo oposto. Voltou a referir publicamente ser favorável à pena de morte, somente para pedófilos, numa entrevista ao “Observador”, já após ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo CHEGA.

Nuno Graciano foi convidado, por André Ventura, para cabeça de lista do partido CHEGA às eleições autárquicas, para a Câmara de Lisboa. No dia 16 de Março, deu-se no Padrão dos Descobrimentos, a apresentação oficial da sua candidatura. Graciano apresentou-se como um democrata para quem «a liberdade não é a mesma coisa que libertinagem» e garantiu que aceitou o convite do Chega com a certeza de que continuará a «pensar pela sua cabeça». Nuno criticou também as ameaças que recebia, nomeadamente uma frase que circula nas redes sociais que apelava à sua morte como uma coisa boa.

Na mesma apresentação garantiu, que ainda andava a estudar pastas, e que iria querer conhecer várias pessoas em Lisboa, e saber dos seus problemas. Realçou, que existiam situações que o chocavam dando como exemplos o decréscimo do número de habitantes na cidade e o preço dos quartos para estudantes. No entanto, considerou que ainda «era cedo» para falar sobre o projecto político para o concelho. A candidatura de Nuno Graciano conquistou 4,41% dos votos, não tendo elegido qualquer vereador, Graciano não terá chegado a discursar nessa noite por se sentir indisposto. Seis meses depois, negou no “Big Brother Famosos 2022 - 2.ª edição” ter pertencido ao CHEGA.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...