sábado, 24 de dezembro de 2022

24 DE DEZEMBRO - ANTÓNIO BADAJOZ

EFEMÉRIDE - António Badajoz, nome artístico de António Pereira Cipriano, toureiro português, morreu em Santarém no dia 24 de Dezembro de 2021. Nascera em Coruche, em 22 de Setembro de 1922.  

Destacado bandarilheiro profissional, foi aprendiz de ferrador numa oficina de Coruche antes de se dedicar profissionalmente à arte de tourear.

Ensinado pelo praticante Francisco Susana, em Coruche, passou a profissional na Praça de Touros do Campo Pequeno, em 9 de Setembro de 1949, data da alternativa concedida por Manuel Segarra.

Já profissional, começou a ensinar a arte ao seu irmão mais novo, Manuel Cipriano “Badajoz”, que seguiria os passos do primogénito, tomando a alternativa de bandarilheiro em 1953. Os irmãos Badajoz fariam, a partir daí, boa parte das suas carreiras toureando juntos.

Nos anos de 1960, integrou a quadrilha do matador Manuel dos Santos, com José Tinoca e Manuel Barreto, uma formação de tal modo competente que o público e a crítica chamavam de “Quadrilha-Maravilha”. Além de Manuel dos Santos, vestiu-se igualmente de prata nas quadrilhas de Francisco Mendes, José Júlio e José Trincheira e de um conjunto importante de cavaleiros tauromáquicos - João Branco Núncio, Luís Miguel da Veiga, José João Zoio, Emídio Pinto, Manuel Jorge de Oliveira e Paulo Caetano.

Os irmãos António e Manuel Badajoz fundaram nos anos de 1950 a Escola de Toureio de Coruche, que viria a originar o aparecimento de vários bandarilheiros e matadores, entre estes, José Simões, Ricardo Chibanga, José Falcão, Óscar Rosmano, Parreirita Cigano e Vítor Mendes; os últimos alunos desta escola foram José Alexandre e João Carlos Lorena, levando o nome de Coruche além-fronteiras.

Despediu-se do público no Campo Pequeno, em 5 de Setembro de 1991, sendo sucedido pelo seu irmão Manuel, em 11 de Outubro de 1992.

Em 2009, no Núcleo Tauromáquico do Museu de Coruche, foi inaugurada a exposição “António Badajoz”, por ocasião dos seus 60 anos de alternativa.

Morreu em Dezembro de 2021, no Hospital Distrital de Santarém, onde se encontrava internado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...