sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

30 DE DEZEMBRO - CÂNDIDO TAVARES

EFEMÉRIDE - Cândido Coelho Tavares, treinador de futebol português, nasceu no Seixal em 30 de Dezembro de 1911. Morreu na mesma localidade em 18 de Junho de 1997.

Conquistou a Taça de Portugal na época 1951/1952, ao serviço do SL Benfica.

Cândido Tavares foi escolhido para render o inglês Ted Smith pela segunda vez nessa temporada pois, em Dezembro de 1951, o técnico principal tinha regressado a Inglaterra sem dar qualquer satisfação aos dirigentes do Benfica, tendo depois regressado em Março como se nada fosse, para reassumir o cargo.

Na altura, os dirigentes não deram qualquer explicação para o sucedido, mas a verdade é que assim que terminou o campeonato, Smith foi demitido, cabendo a Tavares liderar a equipa nos jogos da Taça de Portugal (na altura, disputava-se após o término do campeonato).

Foram sete jogos com cinco vitórias, a última das quais na final do Jamor frente ao Sporting CP, por 5-4. O jornal a “A Bola” trouxe à sua capa no dia 16 de Maio de 1952 uma foto de Cândido Tavares a abraçar os jogadores do Benfica após a final.

Cândido Tavares tornava-se assim o primeiro treinador português a ganhar um troféu oficial nacional pelo Benfica.

Na época seguinte, 1952/1953, com a chegada do argentino Alberto Zozaya, abandonaria o comendo técnico dos encarnados e assinaria pelo Vitória SC de Guimarães, onde fez uma primeira época mediana, conseguindo um 8º lugar e umas meias-finais da Taça.

No entanto, as coisas já não lhe saíram bem na época 1953/1954, tendo a equipa minhota descido de divisão. No entanto, Cândido Tavares chamou a atenção do Lusitano de Évora que contratou o seu ex-guarda-redes e basquetebolista para orientar a equipa na época 1954/1955, onde teve como grande proeza eliminar o FC Porto da Taça de Portugal no recém-inaugurado Estádio da Antas.

A Câmara Municipal do Seixal, sua terra natal, dedicou-lhe o nome de uma rua (Rua Cândido Tavares).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...