segunda-feira, 10 de outubro de 2022

10 DE OUTUBRO - REX WALHEIM

EFEMÉRIDE - Rex Joseph Walheim, ex-astronauta norte-americano, nasceu em Redwood City no dia 10 de Outubro de 1962.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Berkeley, Califórnia, Rex entrou para a Força Aérea dos Estados Unidos em 1984, como segundo-tenente.

Em 1986, foi transferido para o Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, onde assumiu as funções de controlador dos sistemas mecânicos de voo e engenheiro-chefe de operações de diversos componentes do ónibus espacial, entre 1986 e 1989.

Em 1992, foi seleccionado para cursar a escola de pilotos de testes da força aérea na Base Aérea Edwards, onde após a graduação trabalhou com novos sistemas do F-16 e como instrutor de novos pilotos de testes até Março de 1996, quando foi seleccionado para os treinos de astronauta e voltou para a NASA, em Houston.

Depois dos dois anos de curso e avaliação, foi designado especialista de missão para os voos do ónibus espacial.

Foi ao espaço pela primeira vez em Abril de 2002, na missão STS-110 da nave Atlantis, onde realizou um total de 14 horas de caminhadas no espaço.

Em 2008, voltou à órbita na STS-122 Atlantis, que instalou na ISS o módulo-laboratório Columbus da Agência Espacial Europeia (ESA).

Em 8 de Julho de 2011, na sua segunda viagem espacial, Rex fez história ao ir ao espaço como especialista de missão da STS-135 Atlantis, último voo do programa do ónibus espacial norte-americano, iniciado em 1981 e encerrado trinta anos depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...