quarta-feira, 26 de outubro de 2022

26 DE OUTUBRO - JOSÉ MALHOA

EFEMÉRIDE - José Vital Branco Malhoa, pintor, desenhista e professor português, morreu em Figueiró dos Vinhos no dia 26 de Outubro de 1933. Nascera nas Caldas da Rainha em 28 de Abril de 1855.

Nascido na região centro de Portugal, com apenas 12 anos entrou para a escola da Real Academia de Belas-Artes de Lisboa. Em todos os anos, ganhou o 1º prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidades artísticas.

Realizou várias exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão. Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista.

Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi feito grande-oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

De 1921 até à sua morte foi mestre da reconhecida pintora Maria de Lourdes de Mello e Castro, que foi a sua última discípula.

Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha. Teve colaboração artística na revista “Atlântida” (1915/1920). O seu conhecido “Casulo”, em Figueiró dos Vinhos, está restaurado e disponível para visita.

Foi sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

O quadro a óleo “Na horta” foi vendido em 31 de Maio de 2016, por 40 mil euros, num leilão de artes e antiguidades realizado em Lisboa. “O Fado” (1910) é uma das suas obras mais conhecidas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...