terça-feira, 25 de outubro de 2022

25 DE OUTUBRO - RUSTY SCHWEICKART

EFEMÉRIDE - Russell Louis Rusty Schweickart, ex-astronauta norte-americano, nasceu em Neptune Township no dia 25 de Outubro de 1935. Formado em Aeronáutica e Astronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets e integrante da equipada NASA nas décadas de 1960 e 1970.

Rusty Schweickart tornou-se astronauta em 1963 e foi ao espaço a bordo da Apollo 9, em Março de 1969, como piloto do Módulo Lunar, na primeira missão Apollo que testou o módulo em órbita da Terra.

Nesta ocasião, o ML foi desacoplado da nave Apollo e, pilotado por Rusty, fez vários testes de manobra, acoplagem e desacoplarem, em preparação para o seu usado no futuro nas alunagens feitas a partir da Apollo 11. Schweickart também realizo um passeio fora da nave, testando o sistema portátil de sobrevivência - macacão pressurizado e mochila de oxigénio - que seria usado pelos astronautas na superfície da Lua.

Durante a missão, Rusty foi atacado pela chamada “doença do espaço” desde o primeiro dia em órbita, o que forçou o adiamento da sua EVA (actividade extra-veicular); com a melhoria nos últimos dias, ele pôde finalmente testar o sistema de sobrevivência no vácuo, de pé no Módulo Lunar despressurizado e aberto, fazendo uma tocante descrição para Houston das imagens do planeta que via abaixo de si.

Após este voo, ele dedicou o seu tempo ao estudo das doenças do espaço, numa tentativa de entender o que lhe havia acometido e prevenir do mesmo mal os futuros astronautas. O tempo que passou dedicado a estas pesquisas, fez com que perdesse a chance de participar nas missões Apollo seguintes que pousaram na Lua. Em vez disso, ele apenas actuou como comandante reserva da primeira missão Skylab, acontecida em 1973, após o encerramento do Programa Apollo.

Depois da sua saída da NASA, Russell dedicou-se a uma fundação especializada no estudo e prevenção de impactos de asteróides na Terra, a Fundação B612.

Em 2005, em audiência perante o Congresso dos Estados Unidos, Schweickart pediu aos parlamentares que fosse dada alta prioridade à liberação de recursos destinados à criação de uma missão com uma sonda não-tripulada, capaz de colocar um transmissor de rádio no asteróide 99942 Apophis, para monitorar de perto e com constância os ângulos da sua órbita, já que cálculos feitos por astrónomos de diversas partes do mundo apontam para a possibilidade de 1/6000 de que este corpo celeste choque com a Terra durante o século XXI.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...