sábado, 29 de outubro de 2022

29 DE OUTUBRO - VALERI TOKAREV

EFEMÉRIDE - Valeri Ivanovich Tokarev, ex-cosmonauta russo, nasceu em Kapustin Yar, URSS, no dia 29 de Outubro de 1952.

Formado em Administração do Estado pela Academia Nacional de Economia em Moscovo, graduou-se na Escola Militar de Pilotos de Caça de Stravopol, no Centro de Treino de Pilotos de Teste, com honras, e na Academia Iuri Gagarin da Força Aérea russa.

Piloto de 1ª classe da força aérea e de testes, ganhou experiência de voo e versatilidade em 44 tipos de aeronaves e helicópteros.

Participou em testes com aviões de última geração baseados em porta-aviões e de descolagem e aterragem verticais em aviões navais como Sukhoi Su-27, MiG-29 e Sukhoi Su-25, além de bombardeiros da marinha russa, como o Sukhoi Su-24.

Em 1987, foi seleccionado para se juntar ao corpo de cosmonautas que testava o Buran, o protótipo de ónibus espacial soviético, servindo desde 1994 como comandante de um grupo de cosmonautas ligados a sistemas aeroespaciais.

Com o fim do programa do Buran - que nunca voou - em 1997, Tokarev foi designado cosmonauta de testes no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas.

A sua primeira viagem ao espaço deu-se em Maio de 1996, quando participou na missão STS-96 da Discovery à Estação Espacial Internacional, uma missão de dez dias que preparou a estação com equipamentos e suprimentos para a chegada da primeira tripulação a viver por um período prolongado nela, a Expedição 1.

Em Outubro de 2005, foi ao espaço a bordo da nave Soyuz TMA-7, onde passou 189 dias como engenheiro de voo da Expedição 12 na ISS. Durante a missão, Tokarev participou em duas caminhadas no espaço.

Entre outras comendas, foi condecorado como Herói da União Soviética.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...