domingo, 30 de outubro de 2022

30 DE OUTUBRO - MARO

EFEMÉRIDEMARO, de seu verdadeiro nome   Mariana Brito da Cruz Forjaz Secca, cantora, multi-instrumentalista, compositora e produtora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 30 de Outubro de 1994.

Ela representou Portugal em Turim, no Festival Eurovisão da Canção 2022, com a canção “saudade, saudade”.

MARO começou a estudar música aos 4 anos, na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha), acabando por completar o Curso Complementar de Piano (2014).

Tirou, ao mesmo tempo, o Curso de Ciência e Tecnologias, com o intuito de seguir pelo caminho da Biologia, ligada ao estudo dos animais.

Aos 19 anos, decidiu dedicar-se à música a tempo inteiro e candidatou-se à entidade privada Berklee College of Music (Boston), considerada cara, mas bem-conceituada pelos profissionais.

Depois de completar o curso em Professional Music (2017), mudou-se para Los Angeles (2018), onde deu início à sua carreira musical. Nesse mesmo ano, lançou cinco álbuns e um EP, chamando a atenção de vários músicos conceituados, como o inglês Jacob Collier, que acabou por convidar MARO para participar no seu álbum “DJESSE Vol. 2”. A parceria não parou aí e a artista portuguesa acabou por ser convidada para fazer parte integral da banda de Jacob, na “DJESSE World Tour” (2019). Por volta da mesma época, MARO começou a ser agenciada pela Quincy Jones Productions, com quem trabalha até hoje.

No dia 21 de Janeiro de 2022, foi anunciada a participação de MARO na 56ª edição do Festival RTP da Canção, um concurso musical com o objectivo de seleccionar um representante para o Festival da Eurovisão, onde apresentou a canção “saudade, saudade”. Na final nacional, foi a mais votada pelo júri e pelo público (o que aconteceu pela primeira vez na história do festival), ganhando assim o concurso e tornando-se a representante portuguesa no Festival da Eurovisão desse ano, realizado em Turim.

MARO participou na 1ª semifinal dessa edição do concurso, que ocorreu no dia 10 de Maio, tendo passado à final do mesmo.

MARO já gravou 5 álbuns de estúdio (2018); 2 EP (2019/2021); 7 singles (2019/2021); e teve 14 colaborações com outros artistas (2018/2021).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...