sábado, 8 de outubro de 2022

8 DE OUTUBRO - JAVED IQBAL

EFEMÉRIDE - Javed Iqbal Mughal, também conhecido como Mukri, serial killer paquistanês que foi considerado culpado de abuso sexual e assassinato de 100 crianças, nasceu em Laore no dia 8 de Outubro de 1956. Morreu na mesma localidade em 8 de Outubro de 2001.

O pai era empresário e Iqbal era o seu sexto filho. Frequentou a Faculdade Railway Road como um estudante intermédio. Em 1978, enquanto estudante, começou um negócio. Iqbal viveu numa vivenda em Shadbagh, que o pai tinha comprado. Lá, ele estabeleceu um negócio de aço e viveu com crianças.

Em Dezembro de 1999, Iqbal enviou uma carta para a polícia e para o editor-chefe Khawar Naeem Hashmi do jornal de Lahore, confessando o assassinato de 100 rapazes, todos com idades entre os 6 e os 16 anos. Na carta, ele indicou que estrangulou e desmembrou as vítimas - a sua maioria eram fugitivos e órfãos, vivendo nas ruas de Lahore - e livrou-se dos corpos usando barris de ácido clorídrico. Deixou os restos num rio local.

Na sua casa, a polícia e jornalistas encontraram manchas de sangue nas paredes e no chão com a corrente com que Iqbal dizia ter estrangulado as suas vítimas e ainda fotografias delas em sacos de plástico.

Estes itens estavam etiquetados com papéis escritos à mão. Dois barris de ácido com partes humanas parcialmente dissolvidas foram também deixados abertos para a polícia encontrar, com uma nota indicando: «os cadáveres nesta casa foram deliberadamente deixados para que as autoridades os encontrem».

Iqbal confessou na sua carta que tinha planeado afogar-se no rio de Ravi após os seus crimes, mas, depois de a polícia não ter tido sucesso nas suas buscas no rio, pensaram que seria, o que pensavam na altura, a maior caça ao homem no Paquistão, que já tinham testemunhado. Quatro cúmplices, rapazes adolescentes que tinham partilhado a casa com Iqbal, foram presos em Sohawa. Um deles morreu estando em custódia da polícia, alegadamente por ter saltado de uma janela, tendo a autópsia provado que teria sido força policial.

Um mês depois, Iqbal entregou-se nos escritórios do jornal “Daily Jang”, em 30 de Dezembro de 1999. Foi consequentemente preso. Ele indica que se entregou ao jornal porque tinha receio que a polícia o matasse.

Apesar do seu diário conter detalhes e descrições sobre os assassinatos, e apesar de a sua escrita coincidir com as etiquetas na sua casa, ele indicou em tribunal que estava inocente e que toda a situação era apenas uma forma de atrair as crianças que estavam em apuros ou fugidas de famílias pobres. Indicou ainda que as declarações que fez à polícia foram feitas sob pressão. Mais de 100 pessoas testemunharam contra Iqbal e os seus cúmplices foram considerados culpados.

Iqbal foi sentenciado à morte por enforcamento. O juiz sentenciou dizendo: «Vai ser enforcado em frente dos pais cujas crianças matou. O seu corpo será depois cortado em 100 pedaços e posto em ácido, da mesma forma que matou as crianças».

Na manhã de 8 de Outubro de 2001, dia do seu 45º aniversário, Iqbal e o seu cúmplice Sajid Ahmad cometeram suicídio na prisão central de Lahore em Kot Lakhpat. Não escreveram quaisquer declarações finais e não deixaram testamento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...