segunda-feira, 3 de outubro de 2022

3 DE OUTUBRO - CLIVE OWEN

EFEMÉRIDE - Clive Owen, actor britânico, nomeado para o Oscar de Melhor Actor coadjuvante em 200,5 pelo filme “Closer”, nasceu em Coventry no dia 3 de Outubro de 1964.

É casado desde Março de 1995 com Sarah-Jane Fenton. O casal tem duas filhas, Hannah e Eve.

Quarto de cinco irmãos, Clive Owen é filho de Pamela e Jess Owen. O pai, um cantor de música country, abandonou a família quando Clive tinha três anos e, apesar de uma breve reconciliação quando tinha dezanove anos, os dois permanecem de relações cortadas.

Criado pela mãe e pelo padrasto, um empregado de ferrovia, ele descreve a sua infância como tendo sido «dura». Apesar de inicialmente se ter oposto a frequentar a escola de teatro, mudou de ideias em 1984, após uma longa e infrutífera procura de trabalho.

Owen formou-se na Royal Academy of Dramatic Art em 1987, numa turma onde se incluíam Ralph Fiennes e Jane Horrocks.

Após o final do curso, Owen ganhou um papel na peça teatral “Young Vic”, aparecendo depois em diversas peças de William Shakespeare. Foi por esta época que ele se apaixonou da futura esposa, quando os dois tinham os principais papéis na peça “Romeu e Julieta”.

Inicialmente, Owen fez carreira na televisão. Em 1988, protagonizou o personagem Gideon Sarn, numa produção para a BBC de “Precious Bane”, e participou no filme “Vroom”, do Channel 4, antes de - na década de 1990 - se ter tornado numa presença regular nos palcos e na televisão do Reino Unido, notabilizando-se pela sua presença na série “Chancer”, da ITV, seguido pela aparição na produção de “Lorna Doone”, da Thames Television.

O grande salto na sua carreira aconteceu com “Closer”, actuação que lhe rendeu uma nomeação para o Oscar de Melhor Actor coadjuvante.

Já protagonizou mais de 50 filmes (1987/2’17), conquistando um Globo de Ouro (Estados Unidos da América) e um BAFTA (Reino Unido).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...