sexta-feira, 1 de maio de 2020

1 DE MAIO - DANN FLOREK


EFEMÉRIDE - Ezekial Dann Florek, actor e realizador de cinema norte-americano, nasceu em Flat Rock no dia 1 de Maio de 1950
Iniciou a sua carreira artística no teatro e, gradualmente, assumiu papéis coadjuvantes em diversos filmes na década de 1980, como “Sweet Liberty”, “Moon Over Parador” e “Angel Heart”. 
Após um breve período no papel do monótono marido de Susan Ruttan, na série dramática “L.A. Law”, Florek assumiu um dos principais papéis no policial “Law & Order”, fazendo de capitão Don Cragen. 
Da metade até ao fim da década de 1990, estrelou o programa infantil “Mart Guy”, num papel de que gostava e que, frequentemente, pedia para poder interpretar mais - pedido que foi atendido no episódio final da primeira temporada, de “THE Bule Wall”. 
Em 1098, interpretou Abraham Lincoln na controversa sitcom da UPN, “The Secret Diary of Desmod Pfeiffer”. Em 1999, protagonizou o spinoff de “Law & Order”, “Law & Order: Special Victims Unit”, como capitão da unidade de ‘crimes especiais’. 
A esposa de Florek, Karen, trabalha igualmente como actriz e o irmão Dave, também é actor. Os três estudaram na escola dramática Daniel L. Quirk Jr., na Universidade do Michigan Oriental.
Ao longo da sua carreira, Dann Florek, entrou em 16 telefilmes e séries televisivas, tendo protagonizado 13 longas-metragens de cinema. Realizou alguns dos filmes, em que foi também protagonista. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...