segunda-feira, 18 de maio de 2020

18 DE MAIO - WALTER SISULU


EFEMÉRIDE - Walter Max Ulyate Sisulu, activista sul-africano contrário ao regime do Apartheid, nasceu em Ngcobo no dia 18 de Maio de 1912. Morreu em Joanesburgo, em 5 de Maio de 2003. Membro do Congresso Nacional Africano (CNA), serviu por vezes como secretário-geral e vice-presidente da organização. Esteve preso na Ilha Robben, onde ficou detido mais de 25 anos. 
A mãe, era empregada doméstica e o pai, que era branco, trabalhou no Departamento de Colónia do Cabo durante seis anos, entre 1903 e 1909, sendo transferido para o Gabinete do Chefe do Magistrado em Umtata, em 1910, para inspeccionar os trabalhadores que construíam uma estrada. Não desempenhou um papel na educação de Walter e da sua irmã, que foram criados pela família da mãe. 
Aos 15 anos, em 1928, mudou-se para Joanesburgo, com o objectivo de ganhar dinheiro para ajudar no sustento da família. Na capital, tornou-se líder sindical e, em 1940, filiou-se ao Congresso Nacional Africano. No ano seguinte, teve como vizinho Nelson Mandela, encorajando-o a ingressar no CNA
Sisulu era casado com Albertina Sisulu, com quem teve cinco filhos legítimos e quatro adoptivos. Juntou-se a Nelson Mandela (que se casou com uma prima sua, Evelyn Ntoko Mase) e a Oliver Tambo. Em 1944, co-fundaram a ANCYL (liga jovem do CNA). 
Em 1949, tornou-se secretário-geral do CNA, mesmo ano em que o ultra-direitista Partido Nacional fizera aprovar as leis segregacionistas do apartheid
Sisulu sofreu sucessivas interdições e prisões, após a proscrição do CNA. Foi um dos fundadores e líderes do MK (braço armado do CNA) e viveu na clandestinidade a partir de 1963. 
No Julgamento de Rivonia (1964), foi condenado q prisão perpétua, cumprindo pena na Ilha de Robben e em Pollsmoot, de onde saiu em Outubro de 1989, para negociar com o regime o fim do domínio branco no país.
Em 1992, foi agraciado com a mais alta honraria do CNA, o Isitwalandwe Seaparankoe. Uma filha adoptiva, Beryl Rose Sisulu, viria a ser embaixadora da República da África do Sul, na Noruega.
Walter Sisulu faleceu aos 90 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...