terça-feira, 12 de maio de 2020

12 DE MAIO - CLARIBEL ALEGRÍA


EFEMÉRIDE - Claribel Alegría, de seu verdadeiro nome Clara Isabel Alegría Vides, poetisa, romancista, contista e jornalista da Nicarágua, nasceu em Estelí no dia 12 de Maio de 1924. Morreu em Manágua, em 25 de Janeiro de 2018. Em 2006, recebeu o Prémio Literário Internacional Neustadt
Quando tinha nove meses de idade, o pai foi exilado devido a protestos pelos direitos humanos, durante a ocupação da Nicarágua pelos Estados Unidos. Como resultado, Claribel cresceu em Santa Ana, um município de El Salvador, que era a origem de sua mãe. Claribel Alegría considerava-se como nicaraguense-salvadorenha. 
Apesar da pouca idade para escrever e ler, começou a compor poesias aos seis anos e a ditá-las para sua mãe, que as registava. Alegría citava “Cartas a um jovem poeta”, obra de Rainer Maria Rilhe, como um ímpeto para a sua habilidade poética. 
Aos dezassete anos, publicou os seus primeiros poemas no “Repertorio Americano”, uma revista cultural da América Central. Tempos depois, o educador mexicano José Vasconcelos organizou a educação final de Alegría em Hammond, Luisiana.
Em 1943, mudou-se para os Estados Unidos e, em 1948, recebeu o diploma de bacharelado em Artes, Filosofia e Letras, na Universidade George Washington. Claribel mantinha comprometimento com a resistência não-violenta do seu país. Mantinha uma relação estreita com a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), responsável pelo derrube de Anastasio Somoza Debayle e pela tomada de controlo do governo nicaraguense em 1979. 
Regressou à Nicarágua em 1985, para ajudar na reconstrução do país. Anos depois, passou a viver em Manágua, onde veio a falecer em 2018, aos 93 anos de idade.
Em 1978, recebeu o Prémio Casa de las Américas, pela obra “Sobrevivo”.  Em 2017, foi galardoada com o Prémio Rainha Sofia, de Espanha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...